Futuro

Polícia Militar forma nova turma no Proerd

A Polícia Militar, por meio da Coordenação Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), realizou na manhã desta sexta-feira, 14, a formatura de alunos do 5° ano da Escola Primeiro Passo. A solenidade aconteceu no auditório do Bloco E na Universidade do Norte (Uninorte) e contou com a presença do Comandante Geral da Instituição, coronel Ezequiel Bino, além dos pais e responsáveis pelos alunos.

Iniciado em 1999, o programa já formou mais de 150 mil estudantes entre 9 e 12 anos de escolas públicas estaduais, municipais e também de escolas particulares. O objetivo é atuar na prevenção do uso de drogas, bem como alertar sobre as práticas de estímulo ao ódio e à violência dentro ou fora das escolas.

Neste primeiro semestre do ano, o programa está sendo realizado em 24 escolas de Rio Branco, alcançando aproximadamente 2,1 mil estudantes. Além da capital, o programa também está sendo desenvolvido nos municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Brasileia, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Mâncio Lima e Senador Guiomard.

Desta turma da Escola Primeiro Passo saem formados 62 alunos, que foram orientados e capacitados durante os últimos três meses. “É sempre uma alegria muito grande e renovada a cada ano quando venho prestigiar o evento. Impossível não se emocionar. São nossos filhos, nossos netos sendo preparados para um futuro melhor, sem o uso de drogas e dizendo não à violência, agradeço a todos os pais que vieram prestigiar o evento”, disse a coordenadora geral do Sistema Anglo, Edlamar Scramin Grauman.

Os alunos foram agraciados com medalhas e realizaram apresentações ao público presente Foto: Jean Messias/Ascom Polícia Militar

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Ezequiel Bino, iniciou sua fala emocionado, se diz fã do programa que vem acompanhando desde a sua implantação. “Temos neste momento vários trabalhos sociais que estão mudando a realidade de muitas famílias, o próprio Proerd, a Banda Mirim, os colégios militares e outras ações. Não fazemos mais porque temos um efetivo reduzido. Tenho certeza que essas mais de 150 mil crianças que passaram pelo Proerd, vão levar o que aprenderam para o resto da vida”, destacou Bino.

Ainda durante a solenidade o programa recebeu do Poder Judiciário, mais precisamente da Vara de Execuções Penais, materiais e equipamentos para o reforço das ações nas escolas e melhor desempenho das atividades. Entre as doações estão notebooks, computadores e materiais audiovisuais.