homenagem

Polícia Militar do Acre realiza solenidade em alusão aos 44 anos da instituição em Senador Guiomard

Com direito a parabéns, homenagem aos pioneiros e agradecimentos à tropa, a Polícia Militar do Acre (PMAC) realizou, na manhã desta segunda-feira, 28, uma solenidade em comemoração aos 44 anos de fundação da instituição no município de Senador Guiomard. O evento ocorreu na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), localizada na Avenida Castelo Branco.

Sebastião Saraiva foi um dos homenageados durante a solenidade. Foto: Wellington Mota/PMAC

Ao som da “Canção da Polícia Militar”, aos acordes da Banda de Música, o primeiro comandante da unidade, major da reserva remunerada, Sebastião Saraiva, 67, com o olhar centrado no horizonte, olhos marejados, talvez pensando em 28 de agosto de 1979, data em que aconteceu a inauguração da unidade. Na época, o efetivo se resumia a ele – que era sargento -, um cabo e quatro soldados, que patrulhavam a pé as ruas da cidade.

A atual comandante do 4º Batalhão destacou a importância da solenidade. Foto: Wellington Mota/PMAC

“As pessoas que constroem a história podem morrer, mas o seu legado fica, e hoje ter esse reconhecimento do comando é de fundamental importância para mim, pois revivo quando cheguei aqui, onde nem viatura tínhamos, fazíamos patrulhamento a pé, contando com ajuda dos colaboradores da cidade”, disse o policial, natural de Sena Madureira, mas que adotou Senador Guiomard como sua casa.

Tenente-coronel da reserva remunerada Francisco Freitas foi um dos homenageados. Foto: Wellington Mota/PMAC

Marco histórico, dessa forma classificou a tenente-coronel Eliana Maia, atual comandante do 4º BPM, a respeito da solenidade. “A história desse batalhão é árdua desde as suas origens, e hoje cada um de nós que compõe essa unidade está de parabéns. São 44 anos e virão outros mais”, disse a oficial da unidade, que além de Senador Guiomard é responsável pelo policiamento de Acrelândia, Capixaba e Plácido de Castro.

A banda de música abrilhantou o evento. Foto: Wellington Mota/PMAC

Estiveram presentes na solenidade o coronel Manoel George, representando o comandante-geral da PMAC; a tenente-coronel Ana Cássia Monteiro, comandante do 3º Batalhão; Rosana Pereira, prefeita de Senador Guiomard; Afonso Braña, juiz de Direito da Vara Cível da cidade; Romário Divino Farias, juiz de Direito da Vara Criminal do município; os militares homenageados, Francisco Freitas e Silvio Rodrigues; entre outras autoridades civis e militares.