Polícia Militar do Acre ministra instruções a policiais peruanos

Como parte da política de integração e cooperação entre Brasil e Peru no combate a criminalidade na fronteira, a Polícia Militar do Acre (PMAC) deu continuidade, durante este sábado, 29, às instruções de nivelamento tático aos policiais peruanos. O treinamento ocorreu nas dependências do Quartel do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Os 34 policiais peruanos vieram ao Acre para uma qualificação profissional (Foto: Douglas Barros/Assessoria PMAC)
Os 34 policiais peruanos vieram ao Acre para uma qualificação profissional (Foto: Douglas Barros/Assessoria PMAC)

As instruções operacionais oferecidas a 34 policiais peruanos do “I Curso de Operações em Selva” foram as mais variadas, tais como: entrada tática em ambientes de risco, abordagens a veículos com alto grau de periculosidade, oferecidas pela equipe da COE, noções de Controle de Distúrbios Civis (CDC), com os homens da Companhia de Choque, e instruções de policiamento com cães, ministradas pelos componentes do Canil/PMAC.

Para o subcomandante-geral da PMAC, coronel Ulysses Araújo, que esteve presente nas instruções, o treinamento demonstra o preparo da corporação acreana. “Isso mostra a evolução da nossa Polícia Militar, que detém conhecimentos e técnicas que podem ser compartilhadas e ensinadas as polícias estrangeiras”, disse.

O treinamento demonstra o preparo da corporação acreana (Foto: Douglas Barros/Assessoria PMAC)
O treinamento demonstra o preparo da corporação acreana (Foto: Douglas Barros/Assessoria PMAC)

Segundo Oscar Sosa Ramirez, capitão da Policía Nacional Peruano (PNP), há 21 anos trabalhando na corporação é a primeira vez que acontece um treinamento desta forma. “É uma forma de intercâmbio cultural entre as polícias dos dois países e também uma forma de qualificar e treinar melhor nossos policiais, para o combate ao tráfico e ao narcotráfico”, comentou o oficial agradecido.

Treinamento em solo vizinho

Durante quatro dias do mês de outubro militares acreanos estiveram no Peru oferecerendo instruções a Policía Nacional Peruana (PNP). Na oportunidade foram oferecidos treinamentos como: entradas dinâmicas em ônibus, tiro tático, conduta de patrulha e tiro sniper.

“Foi uma troca de experiências, pois difundimos o conhecimento e aprendemos muito com os irmãos peruanos, relativo a equipamentos e armamentos de alta qualidade”, disse tenente-coronel Glayson Dantas, um dos instrutores.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter