A Polícia Militar do Acre divulgou o Plano de Segurança para o Carnaval 2013. Durante os cinco dias de festa mais de 500 policiais militares estarão trabalhando, por noite, para garantir a segurança e a harmonia do maior festejo popular do país.
Nos últimos anos, os eventos carnavalescos ocorriam em locais predeterminados como Gameleira, Via Chico Mendes e por fim, Arena da Floresta. Esse tipo de concentração de foliões num local específico facilitava o policiamento que também se concentrava no local da festa. A diferença para o carnaval deste ano é que haverá manifestações populares em diversos bairros da capital, e o efetivo será distribuído para estes locais.
Segundo um levantamento feito pela Fundação Garibaldi Brasil, os bairros que realizarão festas são: Bosque (José Augusto), Manoel Julião, Gameleira, 6 de Agosto, Conjunto Esperança, Tucumã e Aeroporto Velho. Estes locais serão cobertos por equipes de policiais que ficarão de prontidão para qualquer eventualidade.
No primeiro dia da festa (sexta-feira), a Arena da Floresta terá entrada livre, por isso, a PM estará presente tanto no local interno quanto externo. Entretanto, nos dias seguintes, a segurança interna na Amadeo Barbosa será de competência de empresa privada e a PM ficará responsável apenas pela segurança externa – entradas e saídas do local.
Nos outros locais privados onde acontecerão bailes, a polícia também estará presente realizando a segurança externa do início ao fim dos eventos, sendo os principais locais: Rio Branco Futebol Clube, AFA Jardim e Assemurb.
Operações diversas
Diversas operações estarão sendo realizadas nos próximos cinco dias: Álcool Zero, Operação Desarmamento e Trânsito Seguro. Tais operações visam, principalmente, diminuir acidentes de trânsito, coibir a utilização de substâncias entorpecentes, e o desarmamento.
Segundo o subcomandante da PMAC, coronel Paulo Cezar, apesar das modificações no tipo de policiamento para o Carnaval deste ano, a Polícia Militar está preparada e à altura de responder às expectativas da sociedade para garantir a tranquilidade em todos os locais da cidade, inclusive nas rodovias e principais ramais da zona rural.