A Polícia Militar considera bastante positivo o resultado da “Operação Carnaval 2013”, que apesar de ter sido uma festa com o público descentralizado, a Polícia Militar garantiu a harmonia da maior festa popular que acontece no Estado.
Durante as cinco noites, a Corporação disponibilizou cerca de 500 policiais militares diariamente, distribuídos em toda a capital rio-branquense, além do policiamento no interior do Estado, conforme planejamento estratégico, com observância nos lugares de maior concentração de foliões, o que garantiu uma das festas mais tranquilas nos últimos anos.
Além do Comandante Geral, Cel. Anastácio e do Subcomandante Geral, Cel. Paulo Cézar, estiveram presentes na coletiva os Comandantes dos CPO I, II e III (Comando de Policiamento Operacional), que são os responsáveis pelo planejamento operacional da capital e interior.
A redução dos indicadores criminais foi bastante significativa, sobretudo nos delitos de vias de fatos, embriaguez e lesões corporais. Houve o registro de apenas um homicídio no período, porém sem relação com as festividades. Vale ressaltar ainda a redução de 50 % nos crimes de tentativa de homicídio se comparado com o mesmo período no ano passado.
Também houve uma redução de mais de 50% nos acidentes de trânsito, não sendo registrada nenhuma vítima fatal no período carnavalesco, fruto de intensa fiscalização e ações preventivas promovidas pela Companhia de Trânsito – CIATRAN.
A Polícia Militar considera a “Operação Carnaval 2013” muito satisfatória, com resultado além do esperado, graças a um planejamento rigoroso e muito criterioso, com ampliação do número de guarnições, ações preventivas e repressivas nesse período. Certamente, este foi um dos carnavais mais tranquilos nos últimos anos.