Polícia Militar completa 99 anos de história no dia 25 de maio

Cerimônia de formatura geral durante a década de 70 (Foto: Arquivo Pmac)
Cerimônia de formatura geral durante a década de 70 (Foto: Arquivo Pmac)

A Polícia Militar do Estado do Acre (Pmac) comemora na próxima segunda-feira, 25, 99 anos de fundação.Uma semana de atividades, que inicia neste domingo, 24, envolve competições desportistas e palestras. Além disso, ocorrem também cultos ecumênicos e um concerto musical, promovidos pelo Comando-Geral, em alusão ao aniversário.

Ao longo de sua história, a “Briosa”, popularmente conhecida, contribui com seu trabalho em prol da sociedade acreana. Na década de 70, policiais militares também trabalhavam desobstruindo vias, limpando ruas e ajudavam na construção de prédios públicos. Tudo isso, fazia parte da rotina dos militares que,nas folgas, cooperavam com a manutenção de nosso Estado.

Para o subcomandante-geral, coronel Mário César, a Polícia Militar é motivo de orgulho para sociedade acreana, pois além ter o título de Polícia mais honesta do Brasil, conta com o alto grau de tecnicidade da maioria de seus policiais. “Hoje, temos policiais militares que são médicos, advogados, engenheiros. Inclusive, com mestrado e outros títulos”,disse.

Na Polícia Militar desde 1980, o major Sebastião Feitosa, que ingressou na PM aos 23 anos, como soldado, sente-se lisonjeado por participar de mais um aniversário. “Dedicação, comprometimento e honra, são os princípios basilares para obter sucesso na corporação”, falou.

História da Polícia Militar

Cerimônia de formatura geral durante a década de 70 (Foto: Arquivo Pmac)
Formação de Tropa da Guarda Territorial (Foto: Arquivo Pmac)

A História da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) é dinâmica e única no cenário brasileiro, uma vez que a última extensão de terra incorporada ao Brasil foi o Acre. Após vários acordos entre brasileiros e bolivianos, para definir com quem ficaria as terras acreanas, em 17 de novembro de 1903, foi assinado, entre os dois Países, o Tratado de Petrópolis.

A estrutura organizacional da milícia acreana modificava-se de acordo com o desenvolvimento administrativo do Acre. Depois da unificação dos Departamentos, em 1° de janeiro de 1921, as Companhias Regionais foram extintas. Em seu lugar, foi criada a Força Policial do Território Federal do Acre.

Por falta de estrutura, a PMAC só veio a ser concretamente instalada em 31 de março de 1974. Vale ressaltar que para efeito de comemoração de seu aniversário, a Lei n° 812 de 5 de dezembro de 1984, instituiu a data de 25 de maio de 1916 como o marco inicial da Polícia Militar do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter