Começou na segunda-feira, 16 e segue até a quinta-feira, 19, o Curso de Técnicas Operacionais – Módulo Abordagem para agentes da Polícia Federal no Acre. O evento acontece no Centro Integrado de Estudo e Pesquisas em Segurança Pública (Cieps) e as aulas são ministradas por instrutor da Academia Nacional de Polícia.
A capacitação vai focar em técnicas de abordagens e averiguações, manuseio de algemas, dispositivos, bloqueios, abordagem de veículos e outras técnicas fundamentais para a atuação dos policiais de elite. Segundo o superintendente de Polícia Federal em exercício, delegado Richard Murad, o treinamento é uma sequência do Curso de Navegação Terrestre e vinha sendo planejado há dois anos.
Durante a solenidade de abertura, Murad disse que a mesma técnica ministrada à PF no Acre foi recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como referência para as polícias dos demais países.
A Secretaria de Segurança Pública é parceira da Polícia Federal na concessão do espaço e de toda a estrutura disponível do Cieps. Convidado a participar da solenidade, o secretário Reni Graebner disse que a PF tem assento permanente no Gabinete de Gestão Integrada do Estado (GGIE) e, portanto, faz parte do Sistema Integrado de Segurança Pública. “A ação presente é apenas uma, entre as muitas parcerias construídas dentro do princípio de integração, tendo a segurança dos cidadãos como alvo das intenções”, disse o secretário.
Além dos agentes federais, participam também da capacitação um agente da Polícia Militar e outro da Polícia Civil. Eles irão atuar como multiplicadores do conhecimento em suas instituições de origem.