Polícia Civil realiza palestra sobre mediação e conciliação de conflitos a acadêmicos de Direito

A equipe do Núcleo Pacificar da Polícia Civil do Acre (PCAC) ministrou na quarta-feira, 28, uma palestra para os alunos de Direito do Centro Universitário Estácio – Unimeta, sobre mediação e conciliação de conflitos. O conteúdo faz parte da grade curricular dos acadêmicos do segundo período do curso.

Alunos do curso de Direito acompanham palestra sobre mediação e conciliação de conflitos. Foto: cedida

O Núcleo Pacificar da PCAC tem como um de seus principais objetivos a promoção da paz social, focando na solução de conflitos entre pessoas que chegam às delegacias todos os dias. A unidade foi criada em agosto de 2015 como projeto-piloto, período em que as conciliações eram realizadas apenas em um núcleo central.

Segundo o delegado-geral da PCAC, Henrique Maciel, o Núcleo Pacificar é uma ferramenta essencial para a construção de um ambiente mais harmônico na sociedade, pois atua diretamente na resolução de conflitos. “Nossa missão é atuar na prevenção, utilizando a conciliação como uma forma eficaz de evitar que pequenos atritos se transformem em delitos mais sérios”, destacou.

Com oito anos de atuação em várias delegacias do Acre, o Pacificar já realizou mais de seis mil atendimentos, com um grande número de conciliações em crimes de menor potencial ofensivo. A iniciativa tem mostrado resultados positivos, pois os atendimentos e conciliações realizados eliminam o conflito na sua origem, evitando que evoluam para uma situação de violência ou um crime de natureza grave.

Para a coordenadora do curso, Helcinkia Nunes, a manhã foi bastante produtiva, com informações de extrema relevância para a comunidade acadêmica. “Primeiramente, agradecemos a disponibilidade da Direção da Polícia Civil do Acre, na pessoa do delegado-geral Henrique Maciel, em ceder o coordenador Paulo Carpegiane para dar essa palestra, que muito contribui para a formação dos discentes do curso de Direito”, disse.

“A apresentação acrescentou muito ao conteúdo da disciplina, e a aproximação institucional de um projeto como o Pacificar com a comunidade acadêmica agrega à formação de futuros operadores do Direito”, avaliou a professora Christianne Gross, ministrante da disciplina Métodos de Resolução de Conflitos.

Para a acadêmica Madalene Gomes, as instruções foram importantes não somente para a sua formação acadêmica e profissional, mas também pessoal. “Aprender a lidar com conflitos é uma arte que deveríamos dominar em todos os aspectos”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter