Na próxima semana, nos dias 20, 21 e 22 de setembro, o governo do Acre, por meio da Polícia Civil do Acre (PC/AC), participará do Projeto Cidadão do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), no município de Mâncio Lima.
Levando cidadania às comunidades indígenas, a ação promove a inclusão com a emissão da primeira e segunda via da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), garantindo maior acesso aos direitos civis e sociais para os acreanos.
Com a expectativa de atender mais de 500 pessoas, o setor de identificação estará promovendo cidadania na Aldeia Puyanawa do município, na Comunidade do Barão.
O delegado-geral Henrique Maciel aponta que os indígenas que já estiverem de posse da certidão com o sobrenome do seu povo, já receberão suas identidades conforme sua etnia.
“A Polícia Civil tem ampliado o seu campo de atuação em áreas que não sejam apenas de investigação. O setor de identificação é um exemplo de sucesso, onde conseguimos colher os dados das pessoas e encurtar o tempo de confecção e entrega do novo RG”, destaca Maciel.
Essa ação é um exemplo de como a cooperação entre instituições governamentais e organizações da sociedade civil pode promover a cidadania e a inclusão, respeitando a diversidade cultural do Brasil.