Polícia Civil encerra atividades do PC na Escola

Na manhã da última sexta-feira, 24, a Polícia Civil encerrou as ações do projeto PC na Escola com a oficina de Cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão, para os alunos da Escola Estadual Ayrton Sena da Silva que tiveram suas matrículas efetuadas após trabalho de apresentação do projeto na escola na semana passada.

Alunos observaram a rotina de trabalho de um policial civil, desde o registro de ocorrência. Foto: Sandro de Brito/Polícia Civil

A oficina durou cerca de 1 hora, e levou as crianças a realidade do cumprimento de mandado de busca e apreensão pela Polícia Civil após a investigação que os próprios alunos fizeram. Conforme foi passado aos alunos, eles tiveram que investigar um roubo simulado e angariar elementos de prova suficientes que levassem a autoria e materialidade do fato. Razão pela qual foi pedido mandado de busca e apreensão (fictício), o qual foi cumprido juntamente com os policiais civis da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil.

Os alunos observaram a rotina de trabalho de um policial civil, desde o registro de ocorrência, passando pela investigação dos fatos e a prisão dos envolvidos.

Tudo de forma divertida e descontraída, de modo que pudessem está realizando hoje um futuro ofício que possam ter nas suas vidas.

PC na Escola tem como missão principal aproximar a segurança pública das escolas e estabelecer maior vínculo com as famílias. Foto: Sandro de Brito/Polícia Civil

O PC na Escola é uma iniciativa de cunho social da Polícia Civil, executado por meio da Academia de Polícia Civil do Acre (Acadepol)  com instituições governamentais, como a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Ministério Público do Trabalho (MPT), 14º Tribunal Regional do Trabalho e o 7º Batalhão de Engenharia e Construção que cedeu o espaço para o exercício simulado.

Suas atividades, que estavam suspensas em decorrência do período pandêmico, estão sendo retomadas de forma gradual seguindo os protocolos de segurança em saúde.

As ações estão dentro do cronograma de atividades do programa que visa atender crianças na faixa etária de 8 a 12 anos irão vivenciar o dia a dia da instituição, participar de palestras sobre malefícios do bullying escolar, simulação de uma investigação criminal, visita a uma delegacia, visita ao departamento de Polícia Técnica e realização de atividades lúdicas.

O Projeto tem por princípio aproximar o trabalho da instituição nas comunidades de maior índice de criminalidade, trabalhando no acolhimento e na prevenção, quebrando paradigmas e incentivando nas crianças o respeito às autoridades, tais como pais e professores, as boas práticas baseadas no estudo e bom comportamento, contribuindo assim para se tornarem cidadãos éticos, conscientes de seus direitos e deveres na formação de uma sociedade melhor.

Missão

O PC na Escola tem como missão principal aproximar a segurança pública das escolas e estabelecer maior vínculo com as famílias.

Além de conhecer como funciona o trabalho das polícias investigativa e científica, as crianças participam ainda de atividades lúdicas no contraturno escolar, além de palestras que buscam envolver os alunos em ações preventivas e despertar valores cívicos e de cidadania.

O projeto atende crianças na faixa etária de 8 a 12 anos. Foto: Sandro de Brito/Polícia Civil

O PC na Escola é um projeto que visualiza, sobretudo, atender crianças que se encontram em condições de vulnerabilidade social e tem como principal objetivo atender primeiramente escolas de bairros mais periféricos.

É um compromisso social adotado pela instituição Policia Civil, que agora vai além da sua função básica de investigar e trabalha também a parte preventiva.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest