Na manhã da última sexta-feira, 14, a Polícia Civil assinou termo de cooperação técnica com o Tribunal de Contas do Estado do Acre objetivando o compartilhamento de dados, acesso a sistemas estaduais e troca de informações entre as instituições.
O documento assinado entre as partes foi chamado de Pacto pela Eficiência, caracterizado assim pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre, conselheiro Ronald Polanco Ribeiro.
Participaram da reunião, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre, conselheiro Ronald Polanco Ribeiro, delegado-geral de Polícia Civil, Josemar Moreira Portes, os delegados Alcino Júnior e Pedro Rezende, além do agente de Polícia, Rômulo da Silva. Pelo TCE/AC o diretor da Diretoria de Auditoria Financeira e Orçamentária (Dafo), Luiz Gustavo Maia Guilherme, e os auditores de Controle Externo, Carlos Alberto, Odair Sharnowski e Gerson Januário.
O termo de cooperação técnica permite a troca de informações e acesso a sistemas pelas duas instituições. O delegado-geral, Josemar Portes, afirmou que é de suma importância que a Polícia Civil mantenha uma relação mais próxima com o TCE/AC que é a maior instância de controle do Estado, uma vez que a Polícia Judiciária está voltada também para a apuração dos crimes contra a administração pública.
Para o presidente do TCE/AC, conselheiro Ronald Polanco, este é um exemplo de que as instituições juntas podem melhorar o serviço público.