A Polícia Civil e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) assinaram na tarde desta segunda-feira, 15, termo de cooperação técnica com plano de trabalho que objetiva agilizar o atendimento das demandas oriundas da Operação Álcool Zero no âmbito da Delegacia de Flagrantes (Defla), dando celeridade aos atendimentos.
A partir de agora, os agentes de trânsito envolvidos no procedimento dessas infrações receberão atendimento prioritário na Defla, para que possam retornar ao local onde porventura esteja sendo realizada a fiscalização, garantindo, assim, maior efetividade no cumprimento da função legal.
“Estamos demonstrando maturidade no trabalho integrado com as instituições, e essa cooperação técnica vai gerar um atendimento mais célere”, observou o secretário de Estado de Polícia Civil, Carlos Flávio Portela.
O plano de cooperação prevê contratação de serviço para reparos, melhoria em equipamentos da Defla e contratação de serviço para aperfeiçoamento profissional dos servidores da unidade.
“Essa é uma forma que encontramos de contribuir com o sistema de segurança como um todo, especificamente para essa área, que atende nossas ocorrências. É uma parceria em que todos saem ganhando, e a própria população terá mais agilidade nos procedimentos”, disse o diretor do Detran, Pedro Longo.
Em balanço estatístico realizado pela Coordenação da Defla, no ano de 2015 foram instaurados 275 inquéritos policiais relativos às demandas oriundas de fiscalização de trânsito (Operação Álcool Zero), o que equivale a 17% de toda a demanda da referida unidade policial (1.612 inquéritos). Esse percentual no ano de 2016 já é maior, representando 32,99% (275 inquéritos) de um total de 839, até o mês de junho.