Durante quatro dias, o governo do Estado, por meio da Polícia Civil do Acre sediou o Curso do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, realizado em parceria com o Ministério da Justiça. O evento ocorreu entre os dias 19 e 22 de setembro e contou com a participação de mais de 100 profissionais, incluindo procuradores, promotores de Justiça, delegados, policiais federais, representantes do Tribunal de Contas, Ministério Público e Secretária de Estado da Fazenda do Acre.
O objetivo do programa é promover o aperfeiçoamento profissional dos agentes públicos do estado e demais operadores do direito que atuam na prevenção e combate à lavagem de dinheiro e corrupção.
“Esta capacitação é uma oportunidade para desmistificar a dificuldade de buscar a cooperação nacional e internacional para a instrução das investigações e para compartilhar experiências que possam incentivar a ampliação do uso desta estratégica, a qual, aliás, se faz cada vez mais necessária no enfrentamento da criminalidade organizada”, pontuou o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel.
Durante o curso, diversas palestras foram ministradas por renomados profissionais, incluindo representantes do Ministério da Justiça e uma desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. As palestras abordaram temas relacionados à detecção e combate à lavagem de dinheiro, técnicas de investigação, legislação pertinente e estratégias de prevenção à corrupção.
Segundo a Desembargadora Ivana David, é de suma importância sintetizar o sistema de segurança no combate ao crime organizado, a lavagem de dinheiro e a corrupção. “Dialogamos sobre a importância da polícia próximo ao cidadão. Somente com a qualificação profissional e a difusão do conhecimento é que vamos avançar para fazermos uma Polícia Civil cada vez mais eficiente”.
De acordo com o delegado de Polícia Civil, Nilton Boscaro, a capacitação desempenha um papel crucial na promoção da integridade e na defesa dos valores éticos em nossa sociedade. Sua importância é multidimensional. “Esse curso desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e transparente, fortalecendo as instituições públicas e capacitando profissionais a lidar com desafios complexos relacionados à corrupção e à lavagem de dinheiro, especialmente em regiões vulneráveis a essas atividades criminosas”, enfatizou o delegado Boscaro.
O Estado do Acre ganhou destaque como sede do evento devido a sua localização estratégica, em área de fronteira. Assim, a capacitação se torna ainda mais relevante para os profissionais acreanos.
O curso representa um passo importante no fortalecimento das instituições e na capacitação dos agentes públicos do Acre na luta contra a corrupção e a lavagem de dinheiro, contribuindo para a promoção da transparência e da integridade no estado.