A Polícia Civil do Acre realizou na manhã desta quinta-feira, 29, no auditório da Direção-Geral, uma palestra de conscientização sobre o Outubro Rosa, destinada ao público feminino da instituição. A palestra foi ministrada pelo delegado e psicólogo Vanderlei Thomas.
A ala feminina da Polícia Civil organizou um café da manhã e arrecadou brindes, que foram sorteados durante o evento. A explanação abordou o tema da importância da prevenção do câncer de mama por meio de diagnóstico precoce.
As mulheres presentes receberam orientações do Núcleo de Qualidade de Vida (NQV), com informações que incentivam a realização do autoexame, um dos métodos mais rápidos e eficazes para detectar o câncer de mama. O núcleo também informou que os cuidados com a saúde devem ser tomados durante o ano inteiro, e não somente no mês de outubro.
Para a agente de Polícia Civil Wânia Andrade, a palestra frisou a busca pelo diagnóstico precoce. “É um momento muito importante para todas nós, mulheres; o diagnóstico precoce possibilita uma intervenção no processo evolutivo da doença, o que aumenta as chances de cura. Estou muito feliz com a iniciativa e me sinto confiante em realizar o autoexame”, disse.
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também sobre o câncer de colo do útero.