Polícia Civil do Acre promove roda de conversa sobre saúde mental com funcionárias e colaboradoras da Deam

A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) da capital, realizou a primeira roda de conversa voltada para a saúde mental de suas funcionárias e colaboradoras na sexta-feira, 27. A iniciativa surgiu a partir de conversas entre a agente de Polícia Civil (APC) Maria Ivane Souza e a delegada Elenice Frez, que identificaram a necessidade de criar um espaço onde as mulheres da unidade pudessem discutir questões pessoais e profissionais que afetam sua saúde emocional.

Primeiro encontro aconteceu na sexta-feira, reunindo as mulheres da Deam para falar sobre temas como família, autocuidado, ansiedade, depressão e a importância de buscar apoio psicológico. Foto: cedida

“Observamos a importância de termos alguém para conversar sobre a nossa saúde mental e questões pessoais que impactam nossa vida íntima e profissional”, destacou a delegada Elenice. Assim, a equipe decidiu convidar um representante do Núcleo Qualivida, Nelcimar dos Santos Pereira para guiar esses encontros. “Por conhecer e admirar o trabalho do Núcleo Qualivida, sugeri que a profissional nos ajudasse a conduzir essa roda de conversa”, acrescentou.

O primeiro encontro aconteceu nesta sexta-feira, reunindo as mulheres da Deam para falar sobre temas como família, autocuidado, ansiedade, depressão e a importância de buscar apoio psicológico. A experiência foi tão positiva que as participantes já planejam os próximos encontros, que ocorrerão na última sexta-feira de cada mês.

Nelcimar dos Santos, que conduziu a sessão, destacou a importância de ouvir os relatos das servidoras. “Foi de grande importância estarmos juntas, ouvindo suas vivências pessoais e profissionais, expondo suas dúvidas e emoções do cotidiano. Abordamos temas essenciais para nós, mulheres, que enfrentamos dias de trabalho, conflitos pessoais e, acima de tudo, a necessidade de cuidar das nossas emoções”, afirmou.

Durante a roda de conversa, Nelcimar também sugeriu que fossem realizados encontros voltados para os homens da unidade, promovendo um espaço inclusivo para que todos os servidores possam cuidar de sua saúde mental. “A proposta é que todos os servidores, tanto homens quanto mulheres, tenham a oportunidade de participar dessa atividade que promove o autocuidado e o bem-estar emocional”, concluiu.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, ressaltou a importância de iniciativas como a roda de conversa promovida pela Deam, destacando o impacto positivo que esses encontros têm no bem-estar dos servidores: “Momentos como esse são fundamentais para fortalecer a saúde mental de nossos profissionais, especialmente em uma área tão desafiadora como a segurança pública. Por meio de espaços como a roda de conversa, oferecemos apoio emocional e encorajamos o autocuidado, fatores essenciais para que nossos servidores possam desempenhar suas funções com mais equilíbrio e qualidade de vida”.

Ele também enfatizou a relevância do Núcleo Qualivida no cuidado com os servidores da Polícia Civil e adiantou planos para o fortalecimento do programa. “O Qualivida tem sido uma ferramenta essencial na promoção da saúde física e mental de nossos servidores, e é com grande satisfação que anuncio que, no próximo ano, receberá novos investimentos estruturais e em recursos humanos. Esse reforço permitirá ampliar o atendimento e proporcionar ainda mais suporte para aqueles que dedicam suas vidas à proteção da sociedade”, destacou o delegado-geral.

A iniciativa reforça o compromisso da Polícia Civil do Acre com a saúde e o bem-estar de seus profissionais, proporcionando um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor para todos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter