Polícia Civil deflagra operação “Focus” em Cruzeiro do Sul

A Polícia Civil realizou na madrugada desta quinta feira, 31, em Cruzeiro do Sul, a Operação Focus, resultado de um trabalho investigativo no município. Foram cumpridos 20 mandados judiciais nos bairros Remanso, Cruzeirinho, Ribeirão e Cohab.

Resultados da operação Focus foram apresentados na manhã desta quinta feira (Foto: Assessoria Sisp)

Dezessete pessoas foram presas, acusadas de diversos crimes. Entre os suspeitos, estão os dois acusados da execução do agente penitenciário Gilcir Vieira da Silva, morto na manhã desta quarta feira, 30, no município. Ambos com 23 anos, os acusados, que possuem extensa ficha criminal, confessaram o crime em depoimento.

“Importante destacar que essa ação já faz parte das diretrizes da Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Civil já vem desenvolvendo esse trabalho há meses. Com relação aos fatos em si [prisão dos acusados de assassinar o agente penitenciário Gilsir Vieira da Silva], a Polícia Civil iniciou as investigações que evoluíram no decorrer do dia e já na madrugada conseguimos localizar os dois envolvidos e efetuar suas prisões. A Operação Focus não para por aqui. Ela continua, e a gente está atento ao que ocorre na cidade e combatendo as organizações criminosas “, destacou o delegado Elton Futigami.

Também foram presos os autores de dois atentados contra casas de agentes de segurança, ocorridos na madrugada de hoje. Segundo o delegado Alexnaldo Batista, os 17 presos são autores de vários homicídios que ocorreram em Cruzeiro do Sul e municípios vizinhos.

“Toda a regional do Juruá foi envolvida nessa operação. Conseguimos lograr êxito em prender 17 elementos, todos integrantes de facções criminosas e autores de vários homicídios que ocorreram em Cruzeiro do Sul e municípios vizinhos. É mais uma operação dura da Polícia Civil seguindo as orientações da Secretaria de Segurança Pública, da Secretaria de Polícia Civil e, principalmente, a orientação do governo do Estado que não vai dar trégua a esses criminosos. Todos os nossos agentes estão dedicados na captura desses elementos para que a regional do Juruá tenha a paz social e a tranquilidade, como sempre foi em nossa região”, disse o delegado.

As ações em Cruzeiro do Sul contam com reforço da Companhia Raio, Bope, além do Exército Brasileiro.

“Nós estamos com equipes que vieram do Bope [Batalhão de Operações Especiais], Raio [Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas] e Batalhão Ambiental para dar suporte operacional para as polícias Civil e Militar em Cruzeiro do Sul. Estamos também operando com o 61º BIS [Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Cruzeiro do Sul], que irá apoiar as ações de fiscalização em pontos já identificados. A ideia principal é trazer a paz para a população de Cruzeiro do Sul”, esclareceu o coronel Glayson Dantas, secretário Adjunto de Segurança Pública.

Outras ações

O governo do Estado, por meio das Polícias Civil e Militar, tem atuado firmemente no combate ao crime em todo o estado, para promover uma cultura de paz tanto na capital, quanto no interior. Além da Operação Focus, a Polícia Civil tem realizado diversas ações no interior do Estado, seguindo as diretrizes do planejamento estratégico de combate à criminalidade da Segurança Pública do Acre.

O Estado e suas forças de segurança apontam que o principal causador desses crimes é o narcotráfico e a omissão do governo Federal no controle das fronteiras, por onde passam as drogas comercializadas no território brasileiro. Porém, apesar da negligência da União no fortalecimento das instituições federais, o Exército Brasileiro tem sido parceiro do governo do Estado na manutenção da paz.

O governador Tião Viana vem, nos últimos anos, constantemente cobrando as ações necessárias da União para o combate ao tráfico de drogas nos rios, estradas e ramais que dão acesso aos países Peru e Bolívia.

No início deste mês, uma operação deflagrada simultaneamente em Sena Madureira, Manoel Urbano, Cruzeiro do Sul, além da capital, Rio Branco, deu cumprimento à 51 mandados.

O processo de interiorização da segurança também tem trazido resultados positivos, a exemplo da instalação das delegacias de combate ao crime organizado e de repressão a entorpecentes em Cruzeiro do Sul.

Só em março e abril deste ano, a Polícia Civil apreendeu mais de 170 quilos de drogas na região, de onde os rios seguem para o Rio Solimões, no Amazonas, rota historicamente usada para o tráfico e motivo de disputa entre as organizações criminosas.

Já a Polícia Militar também levou a Companhia Raio para Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Brasileia, fortalecendo as ações nos municípios.

Leia também: Violência e narcotráfico passam pelas fronteiras; dever do governo federal

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter