Polícia Civil adquire software avançado para combate aos crimes de lavagem de dinheiro

A Polícia Civil do Estado do Acre conta agora com mais uma ferramenta para auxiliar no combate ao crime organizado. Um termo de cooperação firmado com o Ministério Público Federal vai permitir a transferência de tecnologia para recebimento e processamento de informações advindas do Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (Simba).

O software, conhecido popularmente por laboratório de lavagem de dinheiro, é responsável pela análise e filtragem dos dados de pessoas investigadas neste tipo de crime e será um aliado na troca de informações, otimizando as investigações e a produção de provas dos inquéritos em andamento.

Dando seguimento a uma diretriz nacional das polícias judiciárias, o Simba vai colaborar, nas investigações contra organizações criminosas, como também especificamente quanto a lavagem de dinheiro, na qual de acordo com a legislação específica, o valor apreendido será revestido à instituição pública responsável pelo procedimento e investido na compra de equipamentos e materiais necessários.

A plataforma completa, mantida pelo Ministério Público Federal, teve a licença de uso repassada à Polícia Civil, por um período de cinco anos, sem qualquer ônus, conforme publicado na seção 3, edição n.º 67 do Diário Oficial da União, desta segunda-feira, 8.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest