Mais de 300 policiais participaram da operação que cumpriu 60 mandados de buscas e prisão em todo o Estado
Sessenta mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos nesta quinta-feira, 19, em Rio Branco e no interior do Estado pela Polícia Civil durante a Operações Varredura realizada simultaneamente em 16 municípios. Dez pessoas foram autuadas em flagrantes por tráfico e outras 16 presas em menos de duas horas, por ordem da Justiça.
Na capital e no interior, policiais civis prenderam criminosos envolvidos com o tráfico de drogas, homicídios, crimes sexuais e ambientais. Em todo o Estado foram cumpridos vários mandados de prisões e de buscas, oriundos de investigações conduzidas pelas delegacias especializadas e Regionais da polícia.
Esta é a maior ação da Polícia Judiciária já ocorrida neste formato no Estado. Os presos na Operação Varredura figuram entre os indiciados nos inquéritos policiais abertos, nos concluídos, relatados e encaminhados ao Poder Judiciário. Também foram detidos vários envolvidos em pequenos delitos, que responderão a Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) nos Juizados Especiais.
O chefe da Polícia Civil Emylson Farias disse que as investigações estão acontecendo e por conta disso os índices de produtividade aumentam. "Embora os indicadores de criminalidade estejam altos, a repressão está acontecendo". Ele diz que a polícia está usando de todo o seu pessoal e recurso para dar uma resposta efetiva à sociedade. A operação deflagrada nesta quinta-feira, em todas as Regionais, a participação de cerca de 300 policiais de cerca de 30 delegacias.
Um dos pontos fortes da operação foi a prisão de 11 preventivados na cidade de Cruzeiro do Sul. Outras três pessoas foram presas em Mâncio Lima, quatro em Tarauacá, duas na cidade de Xapuri, três Senador Guimard e outras três em Rio Branco. Na mesma operação também foram apreendidos uma moto Biz, roubada, três armas de fogo e vários produtos eletroeletrônicos.