O 3° Encontro de Catadores da Amazônia Legal (Ecal) está em fase de planejamento e a participação da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis do Acre (Catar) está sendo acompanhada pelo poder público.
Foi realizada videoconferência com os representantes de catadores das capitais dos nove estados integrantes da Amazônia Legal. No Acre, estavam conectados o Catar e a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), entretanto também são apoiadores as secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente e o Ministério Público do Acre.
O evento regional está previsto para a segunda quinzena de outubro, em Belém. Vão participar 16 catadores. “A participação provoca o debate de políticas públicas e a reafirmação da identidade das pessoas que trabalham com materiais reutilizáveis e recicláveis como uma modalidade de economia solidária sustentável”, afirma a representante da SEPN, Márcia Maria de Souza.
Apoio
O Catar foi beneficiado pelo governo do Estado, por meio da SEPN, com um caminhão para realização de coleta que tem a capacidade de seis toneladas. Isso permitiu a ampliação de sua usina de beneficiamento, que está localizada no Distrito Industrial de Rio Branco. A SEPN também entregou móveis para estruturar o escritório da cooperativa e realizou um curso de gestão com o grupo.