PM realiza sonho de criança e se torna instrutora do Proerd

A soldado espera apenas a autorização para ser remanejada à equipe que realiza as palestras do Proerd (Foto: Saulo Negreiros/Assessoria Pmac)
A soldado espera apenas a autorização para ser remanejada à equipe que realiza as palestras do Proerd (Foto: Saulo Negreiros/Assessoria Pmac)

Aos nove anos de idade, Camila Melo foi aluna do Programa Educacional de Repressão às Drogas (Proerd), na Escola Pública Edmundo Pinto. Durante o programa, a estudante recebeu instruções de como se portar diante dos problemas relativos às drogas e à violência. Hoje, a soldado Camila tem orgulho de ser policial militar.

Desde então, foi movida por dois objetivos: ser policial militar e instrutora do programa, para ajudar outros adolescentes e crianças. A jovem cresceu com o pensamento de retribuir à sociedade tudo aquilo que lhe foi repassado, pois o curso auxiliou na formação de seu caráter.

Camila Melo e o sargento João Moniz se emocionaram ao se encontrar (Foto: Saulo Negreiros/Assessoria Pmac)
Camila Melo e o sargento João Moniz se emocionaram ao se encontrar (Foto: Saulo Negreiros/Assessoria Pmac)

“Quando era criança apreendi muito com os policiais, que sempre passavam mensagens de conscientização sobre os problemas ocasionados pelo uso de drogas e outras coisas”, disse.

Há dois anos na corporação, a soldado Camila tem orgulho de ser policial militar. Ela realizou o sonho de criança e se formou no curso de capacitação de instrutores do Proerd. Agora, espera apenas a autorização para ser remanejada à equipe que realiza as palestras do Proerd nas escolas do Acre.

“Consegui concretizar dois sonhos: Sou PM e capacitada para dar aulas no programa. Espero ser espelho para mais jovens”, frisou a nova instrutora, recém-chegada do curso de capacitação no Rio de Janeiro.

Antes professor e aluna; agora, colegas

Há 12 anos trabalhando como instrutor, o sargento João Muniz, que foi professor de Camila na Escola Edmundo Pinto, se emocionou ao recepcionar a ex-aluna e agora futura colega de instrução do Proerd. “Estou satisfeito com o trabalho realizado pelo Proerd. Espero que mais crianças cresçam, como a Camila, a fim de contribuir com a formação social de mais adolescentes”, disse Muniz.

O que é o Proerd

O Programa Educacional de Repressão às Drogas consiste em uma ação conjunta entre as polícias militares, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência. “Já formamos 126.000 alunos, entre escolas públicas e particulares, buscando transmitir uma mensagem de valorização à vida”, definiu o militar João Muniz.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter