PM realiza 3° curso da SWAT para policiais do Acre

55 agentes e militares de cinco forças de segurança participam da qualificação. (Fotos: Douglas Barros / Assessoria PMAC)
Participam da qualificação 55 agentes e militares de cinco forças de segurança (Fotos: Douglas Barros/PMAC)

A Polícia Militar iniciou o curso de Special Weapons and Tatics/Táticas e Armas Especiais (Swat) para 55 policiais, na manhã desta segunda-feira, 1. A atividade é realizada no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps). Agentes das polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e Exército Brasileiro participaram da qualificação.

Todos os policiais passaram por um teste aptidão física (TAF) e, entre o número disponível de vagas, foram escolhidos os melhores classificados pela melhor média nas atividades. De acordo com o coordenador do curso, coronel PM Ulysses Araújo, as matérias aplicadas aos alunos visam capacitá-los a agir como policiais das forças especiais. “O curso é direcionado às situações de crises, exigindo dos policiais habilidades para pronta resposta”, disse.

O curso é destinado às situações de crise (Foto: /PMAC)
O curso é destinado às situações de crise (Foto: Douglas Barros/PMAC)

As matérias oferecidas durante o curso envolvem aulas teóricas e práticas, como abordagem e patrulhamento de alto risco, assalto real, imobilizações táticas, entradas dinâmicas, noções de sniper (precisão à longa distância) e tiro tático.

Segundo o aluno capitão Rogério, do Exército Brasileiro, o curso será muito importante na sua atividade, pois todas as forças de segurança carecem de instruções desse tipo. “Agradeço à PM pela oportunidade de poder participar de um curso de alto rendimento como esse”, afirmou.

O QUE É SWAT

A sigla significa Special Weapons and Tatics; ou seja, “Armas e Táticas Especiais”. A sigla é comumente relacionada à polícia norte-americana. Nos Estados Unidos, o conceito, refere-se a um grupo seleto de policiais, altamente treinados e disciplinados, para atuações em situações de alto risco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter