A parceria entre o gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) iniciou um novo segmento em terapias alternativas em Cruzeiro do Sul.
Sugerido pelo comandante do 6º BPM de Cruzeiro do Sul, major Lázaro Moura de Negreiros, oficiais, policiais e servidores da corporação serão atendidos com a massagem zen shiatsu e craniana, sob a orientação do massoterapeuta Bento Marques.
Isso para “diminuir o estresse da tropa e tonificar o ser humano que age na segurança social”, como explica Bento Marques. A assistente social Francilene Taumaturgo organizou tudo e providenciou uma boa sala para as terapias, que serão realizadas semanalmente todas as terças-feiras, às 8h30.
O zen shiatsu é uma técnica japonesa que ajuda a tratar de diversos sintomas como: Problemas de coluna e musculares, hérnia de disco, lombalgia, nervo ciático, cervicalgia, dorsalgia e alterações emocionais.
Esta técnica de massagem é utilizada para prevenir doenças, fortalecendo e estimulando os órgãos internos do corpo, tornando-os mais resistentes às doenças.
Também trata de estabelecer o equilíbrio espiritual por meio do relaxamento e de técnicas holísticas.
O zen shiatsu é indicado para promover o alívio de dores musculares, relaxamento e bem-estar.
Terapias alternativas
A programação de terapias alternativas está sendo ampliada em Cruzeiro do Sul.
No Hospital da Mulher e da Criança (Maternidade) toda quinta-feira às 8h30 são realizadas as sessões de massagem para bebês (shantalla) de um mês até dez anos de idade.
Também às quintas-feiras ocorrem, na sala de parto, à tarde, sessões de automassagem para gestantes que estão em trabalho de parto e para a equipe técnica, o que vem a fortalecer o parto natural, sem dor.
Nas segundas-feiras às 8h30 e nas terças-feiras às 15 horas, sessão de automassagem no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Náuas. Nas sextas-feiras, às 9 horas, sessão de automassagem para os técnicos da casa.