A Polícia Militar do Acre vem combatendo efetivamente o crime e demais condutas delituosas na capital e no interior do estado, por intermédio do seu policiamento preventivo e repressivo. Reflexo desse trabalho são os resultados operacionais dos últimos oito meses – janeiro a agosto – da corporação.
De acordo com a Análise Criminal, além da apreensão de 552 armas de fogo e a recuperação de 456 veículos com restrição a furtos e roubos, a tropa militar estadual realizou 339.608 abordagens, realizou 9.019 prisões em flagrante, capturou 616 agentes evadidos do sistema prisional e apreendeu 885 armas brancas.
“O resultado é fruto do trabalho realizado pelos policiais militares, que, sob chuva ou sol, estão nas ruas combatendo o crime. Os dados ainda dão conta da recuperação de 2.012 objetos oriundos dos crimes de furto e roubo, como celulares, notebooks e bolsas, e a fiscalização 6.372 bares”, frisou o comandante-geral da PM, coronel Júlio Cesar dos Santos.
A ‘Briosa’ e suas ações sociais
Os Policiamentos Escolar e Comunitário, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), os projetos Guarda Mirim, Banda de Música Mirim e o Coral da PM, todos são projetos de caráter social e visam repassar às crianças e adolescentes valores cívicos e militares.
Segundo o subcomandante-geral da PM, coronel Ulysses Araújo, a corporação realizou durante esse período 8.621 visitas a escolas públicas e 733 palestras, com diversos temas didáticos, reunindo mais de 22 mil ouvintes durante a realização das apresentações nas escolas.
“Não basta apenas trabalharmos fazendo policiamento, precisamos trabalhar de forma preventiva, sim! Para isso, os projetos sociais realizados pela corporação visam conscientizar crianças e adolescentes sobre os problemas sociais como as drogas, através da nossa doutrina militar”, destacou o oficial.
Somente o Proerd formou mais 5.000 crianças e adolescentes durante o primeiro semestre, deste ano, e 390 crianças estão inseridas nos projetos Banda de Música Mirim e Guarda Mirim no Estado.