Plenária Pré-Conferência Estadual de Saúde será nesta quarta-feira

As conferências servem para que a população participe da gestão da saúde (Foto: Arquivo/ Sesacre)
Conferências servem para que a população participe da gestão da saúde (Foto: Arquivo/ Sesacre)

A primeira plenária Pré-Conferência Estadual de Saúde será realizada nesta quarta-feira, 25, no auditório do Palácio da Justiça, em Rio Branco, das 8 às 12 horas. O objetivo do evento é discutir, preparar e qualificar a sociedade civil organizada para as etapas das conferências municipais e estadual de saúde que serão realizadas neste ano.

Com as plenárias pré-conferência, o Conselho Estadual de Saúde (CES) busca fortalecer a participação da sociedade. Os eventos também servem como espaço formativo de novas lideranças e representações e possibilitam a avaliação da situação da saúde no Brasil, articulando o olhar dos avanços e desafios ligados à implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) às demandas territoriais, regionais e locais.

Na sequência de realização da plenária estadual, serão realizadas a Plenária da Região Norte, nos dias 27 e 28 de março, em Belém (PA), e a 19ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde e Movimentos Sociais, nos dias 13 e 14 de abril, em Brasília. A Plenária Nacional terá como um dos objetivos a síntese das análises e reflexões construídas nas plenárias regionais, sendo parte do processo da 15ª Conferência Nacional de Saúde.

De acordo com o CES, as plenárias contribuirão com as formulações das diretrizes para os instrumentos de planejamento e orçamento da saúde. Também promoverão, com a reflexão acerca da territorialidade, a regionalidade e o acesso à saúde, estabelecendo o diálogo e a sistematização de prioridades com ênfase nos cenários regionais e em temas intersetoriais, como o acesso à terra, à água, à segurança e à seguridade alimentar, entre outros, relacionados às perspectivas e aos impactos do desenvolvimento regional e determinação social em saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter