Plano de Cultura do Acre é destaque no Seminário Nacional

A presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Francis Mary Alves de Lima, participou do Seminário dos Planos Estaduais de Cultura, que foi realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de 11 a 13 deste mês. Na oportunidade, foi apresentada a minuta do Plano Estadual de Cultura (PEC) do Acre, juntamente com as experiências de outros 16 Estados.

Participaram do encontro, além dos técnicos e da Equipe Executiva Nacional, o secretário nacional de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC), João Roberto Peixe, e a coordenadora-geral de Instrumentos do Sistema Nacional de Cultura (SNC), Ângela Andrade. 

 

Francis Mary Alves, representando o Fórum Nacional de Secretários de Cultura, fez a entrega simbólica das minutas dos Planos Estaduais de Cultura ao secretário Roberto Peixe (MinC) (Foto: Divulgação)

Francis Mary Alves, representando o Fórum Nacional de Secretários de Cultura, fez a entrega simbólica das minutas dos Planos Estaduais de Cultura ao secretário Roberto Peixe (MinC) (Foto: Divulgação)

 

A participação dos gestores dos estados se deu pela importância dos processos na construção dos planos de cultura. O Acre foi destaque no encontro. “O secretário Roberto Peixe achou importante a nossa participação para relatar nossa experiência. O PEC Acre foi fruto de uma construção coletiva que nos permitiu conhecer a dimensão cultural do estado. Aqui, a gestão pública se envolveu no processo de elaboração do Plano, com a participação de fazedores, artistas e conselheiros dos 22 municípios. No seminário apresentamos a minuta do plano”, explicou Francis.

No último dia do encontro, 13, Francis Mary, que representou o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura, fez a entrega simbólica ao secretário Roberto Peixe (MinC) das minutas dos planos dos 17 estados que aderiram ao SNC. Ao final do encontro, foram socializadas informações sobre os próximos passos do processo, entre elas, a realização das conferências municipais, estaduais e nacional, que ocorrerão em 2013.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter