No Shopping

Planetário e exposição Paisagem Cósmicas continuam abertos a visitação

Exposição e o planetário ficam até o dia 19 (Foto: Mágila Campos)

Entusiastas da astronomia no Acre estão tendo oportunidades de ter experiências inovadoras com o universo. Isso porque, desde o dia primeiro de maio estão instalados no Via Verde Shopping um Planetário e uma exposição científica intitulada “Paisagens Cósmicas”. Por lá já passaram mais de 1.500 pessoas, só na primeira semana. A escola Clínio Brandão, por exemplo, levou duas turmas e juntamente com o secretário Estadual de Educação e Esporte, Marco Brandão, visitaram os dois espaços.

“É um momento diversificado pedagogicamente e enriquece a educação acreana, porque os alunos aprendem se divertindo”, explica a diretora da escola, Ismênia Marques.

Jeveson Pacífico, do 6º ano, relata sua experiência: “Gostei bastante porque as explicações não foram simples, eles mostraram coisas mais avançadas. Pensei que eles colocariam coisas básicas para as turmas do 6º ano como: o que é sistema solar? O que é o sol e as estrelas? Mas não, eles explicaram coisas bem mais interessantes sobre astronomia”, conta.

Tanto a exposição quanto o planetário são abertos ao público e de forma gratuita. Ficam abertos a visitação até o dia 19 de maio, no hall do centro de entretenimento de Rio Branco. A iniciativa é fruto da parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), com o Via Verde Shopping.

Alunos da Clínio Brandão visitaram o planetário acompanhados pelo secretário de Educação (Foto: Aires Pergentino)

Exposição

A exposição Paisagens Cósmicas é composta por painéis fotográficos, que levam o visitante a uma viagem pela história da Terra, do Big Bang aos dias atuais. Reúne conteúdos científicos e a beleza dos fenômenos naturais, em referência às primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei há quatro séculos.

“No planetário o visitante pode assistir projeções sobre o universo. Durante as seções, buscamos ainda levar as pessoas a refletirem acerca da nossa existência e sobre a existência de mundos desconhecidos, além de apresentar conceitos cinéticos já construídos, na área da astronomia”, explica Aires Pergentino, coordenador de educação, ciência, tecnologia e inovação da SEE.