Planejamento reprodutivo e tabagismo são temas de capacitação para profissionais em saúde

O Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (DAPE), por meio da Divisão de Saúde da Mulher, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), realiza até esta sexta-feira, 26, uma capacitação em planejamento reprodutivo.

O treinamento, que teve início nesta quarta-feira, 24, no auditório do Hemoacre, reúne 54 profissionais de saúde de Acrelândia, Capixaba, Manoel Urbano, Rio Branco, Sena Madureira e Santa Rosa do Purus.

Por meio de uma parceria com a Divisão de Doenças Crônicas da Sesacre, além do planejamento reprodutivo, a política do tabagismo do Estado do Acre também faz parte da capacitação, sendo essa a pauta do primeiro dia.

Em relação ao planejamento reprodutivo, serão abordados temas como métodos contraceptivos e cirúrgicos, técnicas sobre inserção do DIU, importância das ações educativas, do encaminhamento correto e da atenção básica na inserção do DIU, além da entrega do kit de planejamento reprodutivo.

Primeiro dia de capacitação foi direcionado ao tabagismo (Foto: Júnior Aguiar/Arquivo Secom)

Já sobre tabagismo, os temas são os cuidados e serviços que podem ser oferecidos para quem é fumante, além do apoio e tratamento com auxilio ou não de medicamentos e abordagens sobre o assunto em grupos de discussão.

Thiago Cruz, da diretoria de Assistência à Saúde da Secretaria de Saúde de Rio Branco, fala um pouco do primeiro dia da capacitação, quando foi abordado o tabagismo. “Esta captação vem para conscientizar os profissionais de saúde que estão mais próximos dos usuários para trabalhar conforme os indicadores, e ainda despertar nesses profissionais o interesse por criar novos grupos de tabagismo e ajudar a livrar as pessoas de um vício responsável por tantas doenças e causadora de milhares de mortes.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter