Planejamento familiar é tema de capacitação em Sena Madureira

O objetivo é fortalecer as ações educativas em saúde sexual e reprodutiva (Foto: Cedida)
O objetivo é fortalecer as ações educativas em saúde sexual e reprodutiva (Foto: Cedida)

Teve início nesta segunda-feira, 14, em Sena Madureira, e segue até amanhã (terça, 15), a Capacitação em Serviço do Planejamento Familiar. O curso é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Secretaria Municipal, e visa fortalecer as ações educativas em saúde sexual e reprodutiva, assim como ajudar na elaboração do fluxo de referência.

O público-alvo da qualificação são as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e da gestão do Hospital João Câncio Fernandes.

Segundo Emanuelly Nóbrega, gerente da Divisão de Saúde da Mulher da Sesacre, a ação está sendo desenvolvida com o apoio dos profissionais do Centro de Formação Tucumã. Cerca de 30 profissionais estão participando, com o objetivo de melhorar o atendimento às famílias do município.

“O governo do Estado visa implementar as ações e fortalecer a atenção básica para melhorar cada vez mais o atendimento às pessoas que são atendidas nas unidades de saúde dos municípios”, informou Emanuelly.

Ela completou dizendo que os profissionais de saúde são responsáveis por instruir os familiares na educação sexual, a partir de conversas e informações sobre os mecanismos de prevenção.