Planejamento define fortalecimento no combate às hepatites virais

Os departamentos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Hepatites Virais, Vigilância Epidemiológica e Ações Programáticas Estratégicas (DAPE) da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) se reuniram na manhã desta quinta-feira, 4, para discutir sobre o fortalecimento das ações de combate às hepatites virais na atenção primária ao longo de 2018.

Durante a reunião, foram discutidos temas como atualização dos profissionais em saúde para facilitar a identificação de hepatites virais e doenças relacionadas em todo o estado.

Por meio da colaboração entre os departamentos, foram definidas estratégias que serão elaboradas e executadas nas ações de vigilância de hepatites virais em todos os municípios do estado.

Outro tema abordado é a intenção, que além das Unidades Básicas de Saúde, os hospitais também passem a oferecer os testes rápidos, agilizando ainda mais a identificação da doença e iniciando o tratamento aos pacientes o quanto antes.

Nelson Guedes, coordenador do departamento de IST/Aids e Hepatites Virais, ressalta que durante a reunião pode-se fomentar as ações que vão de encontro ao plano de combate às hepatites virais proposto pelo Ministério da Saúde. “A reunião foi relevante para discutirmos as ações de fortalecimento contra as hepatites virais, imposta pelo MS, para que possamos fortalecer o uso de testes rápidos tanto nas unidades de saúde como também nos hospitais.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter