Planejamento de revitalização para Igarapé Judia

Órgãos estaduais se engajam no planejamento de ações que restaurem o igarapé

igarap_judia.jpg

Bacia do Igarapé Judia abastece todo o Segundo Distrito de Rio Branco (Foto: Sismat Assessoria)

A Comissão ProJudia realiza oficina nesta sexta-feira, 21, no Centro Cultural Manoel Gomes, no município de Senador Guiomard. O objetivo do encontro é avaliar e replanejar as ações que visem a revitalização da bacia do Igarapé Judia, manancial que abastece todo o Segundo Distrito da cidade de Rio Branco.

A Comissão ProJudia foi criada para acompanhar e analisar as ações e projetos desenvolvidos no âmbito do Igarapé Judia e é formada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia), Departamento Estadual de Água e Saneamento (Deas), Secretaria Agroflorestal e Produção Familiar, Associação de Trabalhadores em Reciclagem de Resíduos Sólidos do Quinari, Coletivo Educador Samaúma e Prefeitura de Senador Guimard,.

O evento conta com a participação de membros do Ministério Público Estadual (MPE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Universidade Federal do Acre (Ufac), Corpo de Bombeiros e Sindicato Rural. Eles vão estar presentes para colaborar nas discussões para elaboração e execução de uma Matriz de Articulação Institucional, que vai nortear a gestão integrada e participativa na bacia do Igarapé Judia. Na oportunidade, também vai ser apresentado o diagnóstico dos problemas ambientais detectados no igarapé, destacando seus usos prioritários e os prejuízos ocasionados pela interferência antrópica na bacia ao longo dos anos.

Representantes do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) também vão estar presentes, apresentado a experiência do Projeto de Manutenção e Restauração de Bacias Hidrográficas (Probacias), que está sendo desenvolvido em bacias hidrográficas no estado de Rondônia, e que pode ser modelo de gestão adotado para revitalizar a bacia do igarapé acreano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter