A campanha “Basta! Viver sem medo também é um direito nosso”, realizada pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), está sendo viabilizada em todos os municípios, com o intuito de conscientizar o poder público e a sociedade acerca da violência doméstica. Nesta sexta-feira, 8, foi a vez do município de Plácido de Castro aderir ao programa.
A adesão foi efetivada na Câmara de Vereadores pelo prefeito Roney Firmino e contou com a presença da juíza Louise Kristine Santana, do delegado Martin Fillos Cavalcante, secretariado municipal, educadores, parceiros da Rede de Atendimento à Mulher, membros da sociedade civil organizada e Movimento Social de Mulheres.
De cunho educativo, a ação oferece uma capacitação em gênero voltada para as relações sociais, feminismo, masculinidade e Lei Maria da Penha, aprofundando o debate sobre a gênese da violência. A meta é aprimorar os serviços de atendimento da Rede, oferecidos às mulheres em situação de vulnerabilidade.
O prefeito Roney Firmino ressaltou importância das vítimas fazerem a denúncia. “Muitas mulheres sentem-se envergonhadas em denunciar seus agressores à polícia, mas a denúncia é fundamental para que a violência seja cessada. Nós temos que dar um basta a qualquer tipo de violência”.
“Essa conscientização é um grande passo, dito que boa parte dos homens que cometem atos de violência acha que isso é normal. Mas, a partir das informações disseminadas pela Campanha, perceberá que não é, que na verdade é crime previsto em lei”, afirmou a representante do Movimento de Mulheres, Antônia Aquino.
Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia, Bujari e Porto Acre também foram contemplados com ação educativa, que conta com o apoio da Universidade Federal do Acre.