Pium Fotoclube promove lançamento de obra postal

Os registros foram capturados pelos seis fotógrafos ligados ao coletivo (Foto: Pium Fotoclube)
O livro reúne 20 fotografias da cidade de Rio Branco, no formato de cartão-postal destacável (Foto: Pium Fotoclube)

Com entrada franca, o Pium Fotoclube executa o lançamento da publicação “Entre Olhares”, neste sábado, 22, às 18 horas, na Livraria Nobel do Via Verde Shopping. O livro reúne 20 fotografias da cidade de Rio Branco, no formato de cartão-postal destacável, com oferta bilíngue (português e espanhol). Na ocasião, os exemplares serão vendidos ao preço de R$ 20.

As imagens foram capturadas pelos integrantes do coletivo: Guilherme Noronha, Cinthia Davanzo, Nattércia Damasceno, Deyse Cruz, Wiviany Costa e Alexandre Noronha. A maioria deles é de origem acreana. Os outros, porém, moram ou já estabeleceram residência por aqui – o que confere percepções únicas a cada virar de página.

O livro reúne 20 fotografias da cidade de Rio Branco, no formato de cartão-postal destacável (Foto: Pium Fotoclube)
Os registros foram capturados pelos seis fotógrafos ligados ao coletivo (Foto: Pium Fotoclube)

De acordo com o grupo, a obra sugere um convite por diversos aspectos da capital, conduzido pelo registro artístico e estilo contemporâneo de cada autor. “Ao fim da apreciação, o leitor tem a opção de guardar ou, ainda, recortar e enviar as fotografias pelos Correios. Pensamos no formato postal justamente por essa versatilidade”, explica Nattércia.

O livro “Entre Olhares” recebeu o financiamento da prefeitura de Rio Branco, por meio do edital da Lei de Incentivo à Cultura – Lei n° 1.324/99 –, da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), com o apoio da União Educacional do Norte (Uninorte), do Banco da Amazônia e da Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac).

O movimento

O Pium Fotoclube é filiado à Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto) e à Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB). Desde a data de fundação, em novembro de 2010, o grupo já realizou uma série de atividades, incluindo palestras e edições dos projetos “Varal Fotográfico” e do “Ciclo de Formação em Fotografia”, que trouxe profissionais de referência na área, como os brasileiros Miguel Chikaoka, João Ripper e Francisco Moreira da Costa.