Divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na quarta-feira, 7, o reajuste salarial dos professores entra em vigor ainda este mês, cumprindo a Lei n.º 11.738/2008 (Lei do Piso), que vincula o aumento ao percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno, referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano.
O novo valor salarial, entretanto, é apenas para os educadores do magistério que cumprem jornada de 40 horas semanais. Atualmente, no Estado, o valor pago para os professores que se enquadram nesta situação é de R$ 1.567,72.
No Acre, existem mais professores com formação superior cumprindo jornadas de 30 horas, ou seja, não haverá um impacto monetário tão grande para o pagamento com o reajuste aos educadores.
Há 15 anos, somente 27% dos professores da rede pública possuíam formação superior. Graças aos constantes avanços em parcerias e ações voltadas para o educador, hoje existem mais de 95% dos educadores formados e dando continuidade aos estudos.
Marco Brandão, secretário estadual de Educação e Esporte, reforça que, em razão dos trabalhos realizados nos últimos anos, é possível avaliar os casos para tomar a melhor decisão referente ao reajuste. “Mesmo que a maioria dos nossos contratos seja de 30 horas, estamos nos preparando para agir e estar em conformidade com a Lei”, explica.