Piscicultura: rentabilidade e sustentabilidade

(Foto: Gleilson Miranda/ Secom)
Incentivos garantem aumento da produção (Foto: Gleilson Miranda/ Secom)

Atualmente a piscicultura no Acre é referência quando se fala em manejo. O governo do Estado incentiva e apoia o desenvolvimento do projeto, que alcança mais de quatro mil famílias acreanas. Além disso, não promove a derrubada das florestas e ocupa as áreas abertas. A piscicultura é uma atividade altamente produtiva, que tem como resultado a produção de seis a dez toneladas de proteína animal por ano.

O preparo dos açudes e tanques auxilia na manutenção do microclima, que é a condição ambiental particular da região onde ficará a lâmina de água. No que se refere à devolução da água ao meio ambiente, a qualidade é superior àquela em que ela fora captada, ou seja, a piscicultura é atividade sustentável que garante renda e qualidade de vida aos produtores.

Leia também:

Acre avança em políticas públicas para manter a floresta em pé

Programa de Recuperação da Bacia do Rio Acre: cuidando do futuro

O governo do Estado já entregou mais de dois mil hectares de lâminas de água, além de incentivo, insumos e assistência técnica, para garantir que os produtores mantenham a qualidade dos peixes que chegam ao mercado. No Acre são produzidas 12 mil toneladas de peixe por ano.

O engenheiro de Pesca Wallace Santos, da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), conta que a meta do governo é aumentar a produção até 2019. “O fortalecimento do programa de piscicultura e o funcionamento da fábrica de ração são fatores determinantes para que em 2019 o Acre possa produzir aproximadamente 20 mil toneladas de peixes por ano”, explicou.