Professor da UnB vai falar sobre o relacionamento da arte e da anatomia
Na próxima sexta-feira, 04, o pintor e desenhista Sérgio Rizo irá ministrar a palestra "Arte e Anatomia", no Cineclube da Usina de Arte às 19 horas. Sérgio Rizo é professor de pintura e desenho da UnB, onde coordena o Núcleo de Anatomia Artística do Departamento de Artes Visuais. Ele tem mestrado em Pintura e Desenho pela Pratt Institute de Nova Iorque e é Doutor em História com a tese "A Geografia Corporal do Além, Tempos da Arte e a Contemporaneidade do Inferno de Barlowe".
A palestra, aberta ao público, abordará o relacionamento da arte e da anatomia. Desde a antiguidade greco-romana que os artistas se interessaram nos estudos da anatomia humana, mas nessa época as dissecações eram interditadas, representando um tabu.
Foi somente no Renascimento italiano que o conhecimento anatômico passou a ser utilizado de forma mais sistemática na arte, e o desenho da figura humana permaneceu o fundamento constante nas academias de arte até o século XIX.
Na modernidade, o corpo humano insere-se nos mais variados contextos da arte, figurando tanto em representações tradicionais quanto em mídias de complexa tecnologia, onde as relações entre arte e a ciência se mostram mais evidentes.
Sérgio Rizo já realizou diversas exposições individuais, entre elas: 2006 – "Anjos caídos", Galeria ECCO, Brasília; 1997 – Galeria Visual, Brasília; 1991 – Galeria Performance, Brasília; 1990 – Galeria Athos Bulcão, Brasília; Galeria Puck Building, New York; Galeria Hunter, New York; 1983 – Galeria Funarte, Brasília. Suas pinturas e desenhos constam de coleções públicas e privadas no Brasil, Estados Unidos e Europa.