PGE adota A3P como política de preservação ambiental

Agenda Ambiental na Administração Pública foi assumida pelos funcionários

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Procuradora geral do Estado assinou portaria que cria comissão para coordenar processo (Foto: Angela Peres/Secom)

Economia de água nas torneiras, de papel impresso, de copos plásticos e do que mais for possível, sempre priorizando o uso de produtos sustentáveis. Este é um dos compromissos assumidos pelos funcionários da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que vestiram a bandeira da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A portaria que cria a comissão responsável por coordenar o processo foi assinada nesta quinta-feira, 10, pela procuradora geral do Estado, Nazaré Lambert. 

Um diagnóstico feito pela PGE apontou os principais erros ambientais que os funcionários cometem. Água e energia foram os campeões. "Nem sempre há a intenção de desperdiçar, muitas vezes é uma questão de hábito, de mal costume e a A3P vem para dar este norte. Nossa expectativa é de redução de danos ambientais e acreditamos no empenho de todos para conseguir bons resultados", comentou a procuradora.

Segundo o procurador do Meio Ambiente, Rodrigo Neves, a A3P é uma técnica de gestão ambiental em organizações públicas criadas pelo Ministério do Meio Ambiente. O primeiro passo para aderir à A3P é fazer um diagnóstico da instituição e criar uma comissão, composta por funcionários de vários setores, que será responsável por conduzir a gestão ambiental, verificando se os compromissos estão sendo cumpridos, e oferecer novas sugestões.

Alguns compromissos já foram pactuados na PGE, como o uso de papel reciclado e a coleta seletiva do lixo. O monitoramento das matas ciliares dos igarapés que circundam o terreno da procuradoria também faz parte das atitudes positivas em relação ao meio ambiente que os funcionários adotaram.

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