Pesquisa de satisfação será aplicada aos servidores de todo o Estado

Representantes de todas as secretarias e órgãos do Estado e que compõem a Rede Acreana de Humanização, estiveram reunidos nesta quarta-feira, 6, no auditório do Palácio da Justiça, para conhecer a metodologia que será usada (Foto: Karen Aiache/Humanização)
Representantes de todas as secretarias e órgãos do Estado e que compõem a Rede Acreana de Humanização, estiveram reunidos nesta quarta-feira, 6, no auditório do Palácio da Justiça, para conhecer a metodologia que será usada (Foto: Karen Aiache/Humanização)
Representantes de todas as secretarias e órgãos do Estado e que compõem a Rede Acreana de Humanização, estiveram reunidos nesta quarta-feira, 6, no auditório do Palácio da Justiça, para conhecer a metodologia que será usada (Foto: Karen Aiache/Humanização)

Representantes de todas as secretarias e órgãos do Estado e que compõem a Rede Acreana de Humanização, estiveram reunidos nesta quarta-feira, 6, no auditório do Palácio da Justiça, para conhecer a metodologia que será usada (Foto: Karen Aiache/Humanização)

Atento à qualidade do serviço prestado à comunidade e à satisfação do servidor público no ambiente de trabalho, o governo do Acre, por meio da Diretoria de Humanização da FEM, irá realizar uma pesquisa de clima e cultura organizacional junto a todos os servidores do Estado.

Com essa finalidade, os representantes de todas as secretarias e órgãos do Estado e que compõem a Rede Acreana de Humanização estiveram reunidos nesta quarta-feira, no auditório do Palácio da Justiça, para conhecer a metodologia que será usada para a realização da consulta ao servidor público.

O objetivo da pesquisa é coletar e organizar informações que vão nortear o processo de definição das prioridades do governo em relação à humanização. Além disso, busca conhecer os servidores, suas expectativas, seus posicionamentos e o ambiente de trabalho do qual fazem parte, analisar suas necessidades e insatisfações, ouvir suas sugestões e, assim, construir um projeto que possa tornar os órgãos que compõem a gestão pública estadual cada vez mais um bom lugar para se trabalhar.

“No início do trabalho com essa política de humanização nós identificamos que o servidor nunca tinha sido ouvido sobre como ele se sente no ambiente de trabalho ou até mesmo como essa política deveria ser implementada. Então vamos realizar essa primeira escuta, que é uma forma de o servidor participar do processo de construção desse novo olhar para o serviço público”, defende a diretora-presidente da FEM, Francis Mary Lima, que destaca ainda a iniciativa do governo do Estado em criar a diretoria da humanização da Gestão Pública, onde não há experiências semelhantes em todo o país.

Segundo a diretora de Humanização, Elineide Medeiros, o objetivo principal da pesquisa é fazer um raio-x da percepção do servidor em relação a si mesmo, em relação ao governo do Estado e ao serviço que ele presta. “É um momento muito especial para nós, da diretoria, que estamos pensando essa pesquisa desde 2011. Ela vai apontar o caminho para identificarmos os pontos fortes e fracos da gestão para que possamos traçar o plano de ação e tomar medidas que possam vir a sanar os problemas detectados pela pesquisa”, explica.

“Acreditamos que com o melhor relacionamento no ambiente de trabalho, com a satisfação do servidor elevada, poderemos atingir nosso objetivo maior que é a melhoria do atendimento ao cidadão. A melhoria do clima organizacional e da cultura organizacional é fundamental para que o Estado possa prestar um bom serviço”, acrescenta a diretora de Humanização.

Nesse processo, a Humanização conta, de forma direta, com a consultoria da empresa Praxian, que será a responsável pela consulta aos servidores. Na oportunidade, o representante da empresa, José Henrique Silva, defendeu a importância da realização da pesquisa para a construção de um plano de ação que irá nortear as ações de governo que serão implantadas nos próximos anos.

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“A pesquisa dá um norte no que diz respeito a condições de trabalho, relações entre chefes e subordinados, capacitação para servidores, motivação e outros que serão a base para a construção de um trabalho com foco na satisfação do servidor e qualidade no atendimento à sociedade. Conhecendo a real situação do funcionalismo público, será possível realizar investimentos cujo retorno seja o resultado da prestação de serviço de qualidade para todos”, aponta.

Os servidores receberão um e-mail convidando a acessar o link da pesquisa, e ao clicar, eles serão direcionados ao servidor da empresa Praxian. Porém, como não são todos os servidores que possuem uma conta de e-mail, também será realizada a consulta por meio do questionário físico nos locais que a Diretoria de Humanização identificar como inacessíveis. No processo o anonimato será absolutamente garantido.

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