Pesquisa de estudantes contribui para melhorias em comunidade

Iniciativa de professor e grupo de alunos mobilizou o levantamento das características dos moradores da Vila do V

professor_acompanhou_os_alunos_nas_visitas_as_residncias.jpg

Professor acompanhou os alunos nas visitas às residências (Foto: Assessoria SEE)

pesquisa_durou_trs_meses_e_resultou_em_documento_que_foi_entregue_ao_prefeito_do_muinicpio.jpg

Pesquisa durou três meses e resultou em documento que foi entregue ao prefeito do muinicípio (Foto: Angela Peres/Secom)

A Vila do V é uma simpática comunidade do município de Porto Acre distante 58 km de Rio Branco, que tem na agricultura e no extrativismo vegetal sua principal fonte de economia. Até aí nenhuma novidade já que as informações estão presentes nos livros de geografia e História. Mas onde encontrar os números sobre automedicação, queimadas urbanas, preferência musical, desperdício de água entre outros itens? A resposta está na pesquisa aplicada por 150 alunos da Escola Jader Saraiva Machado, localizada na própria comunidade através do projeto "Conhecer para poder intervir".

Durante três meses, os alunos e o professor de Biologia, Laézio Lira, responsável pela elaboração do projeto, saíram pela comunidade com o objetivo de descobrir os principais problemas enfrentados pela população da vila, além de seus costumes e hábitos. Foram visitadas 150 famílias, que por meio de formulários, respondiam questões que estavam divididas entre os temas: Cultura, Infraestrutura, Meio Ambiente e Socioeconômico. "Foi pensando nos problemas ambientais visualizados nesta vila que tive a ideia de realizar um projeto de pesquisa que demonstrasse de forma quantitativa e qualitativa as principais necessidades dos moradores e com isso construir melhorias para a comunidade e para o aprendizado do aluno" comenta Laézio.

Com os resultados em mãos, os jovens, com o apoio do professor, construíram gráficos e tabelas com os números encontrados em cada item contido no questionário e convidaram o prefeito da cidade, José Maria Rodrigues, para conhecer a pesquisa e conseqüentemente intervir nos principais problemas apontados. "Fiquei surpreso com esta pesquisa. Com estes dados levantados, nossa gestão de 2010 será pautada nas prioridades ditas pelos moradores como a construção de uma creche, melhoria na iluminação, construção de hospitais e implantação de sistema público de transporte", revelou o prefeito.

Entre as descobertas feitas pelos estudantes está a de que 66% dos moradores promovem queimadas nos quintais de suas residências. As principais atividades nas horas vagas são assistir TV, alcançando 23% e 17% frequentam a igreja. O gosto musical também foi revelado, e o gospel obteve maioria, 27%, seguido pelo sertanejo com 20%. Uma observação preocupante foi o percentual de moradores que se automedicam: 49%; e o desperdício de água verificado em 69% das residências.

Na pesquisa, ainda constam renda familiar, escolaridade, desejos da população para melhoria da vila, transporte, drogas, gravidez na adolescência, saneamento e destino do lixo. Todos os resultados de campo foram entregues ao prefeito em forma de documento. "Esta experiência nos fez perceber o quanto precisamos interagir com a comunidade, ouvi-los para podermos dialogar sobre as deficiências de nossa vila. Um dos aspectos que mais me chamou atenção foi o fato de termos muitas pessoas envolvidas com drogas", conclui a aluna e uma das pesquisadoras, Elen Sousa Cavalcante.

A apresentação dos trabalhos feita em data show aconteceu em uma das salas de aula da instituição e reuniu alunos, professores e o gestor, além do prefeito e vereadores. Na ocasião, foram debatidos os fatores mais críticos revelados pela pesquisa e escolhidas as prioridades que a população elegeu para que a administração municipal colocasse na agenda de 2010 como melhoria do transporte coletivo, construção de creche e habitação. Os alunos agora pretendem revitalizar a mata ciliar do igarapé que abastece a estação de tratamento da comunidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter