Pesquisa da Fecomércio aponta otimismo dos comerciantes para as vendas no Natal

Mais de 67% demonstraram disposição em oferecer vagas para empregos temporários nas empresas

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Comerciantes estão confiantes em boas vendas para este natal (Foto: Angela Peres/Secom)

A Federação do Comércio do Acre (Fecomércio) realizou uma pesquisa no período de 19 a 30 de outubro, em Rio Branco, para avaliar a expectativa dos comerciantes do ramo de varejo para o período que antecede o Natal, com ênfase à geração de empregos temporários. Mais de 280 empresários foram consultados.

Segundo o levantamento, 83% dos entrevistados acreditam que o faturamento será maior do que o do Natal de 2008. Destes, 21% afirmaram que o crescimento nas vendas será de 10% com relação ao mesmo período do ano passado. Apenas 15% expressaram desconfiança de níveis baixos de faturamento.

Dos empresários confiantes no aumento de suas vendas, 52% acham que o aquecimento destas deve ocorrer a partir do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. Outros 36% dizem que o aumento é percebido logo no início do mês de novembro (14%) e dezembro (22%).      

De acordo com os dados, 67% demonstraram disposição em oferecer vagas para empregos temporários em suas empresas. Do total estimado, 82% sinalizaram com a contratação temporária de 670 pessoas para trabalhos de vendedor. A amostra aponta para uma oferta estimada em 816 empregos da natureza.

Além da questão escolaridade, 30% dos comerciantes entendem que, para maior aproveitamento da mão-de-obra, em um pequeno período, é importante a facilidade de comunicação dos interessados. Enquanto 21% preferem aqueles que demonstram confiança.

Em relação à contratação de mais vendedores, 82% dos empresários são mais interessados naqueles para trabalho em regime temporário. Apenas 19% exigem que os candidatos tenham formação de vendedor.

Como estratégia, 23% pretendem adaptar seus preços às exigências do mercado de clientes. Outros 20% declaram que as vendas parceladas sem acréscimos de juros são suficientes para alcançar bons resultados. No entanto, 21% acham que conceder mais descontos nas vendas à vista é a melhor estratégia para o período.  

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