Dados estatísticos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) revelam uma redução significativa no índice de acidentes de trânsito em todo o Estado. O resultado refere-se parcialmente aos três primeiros meses de 2013 em comparação com o mesmo período no ano passado.
Os índices revelam uma redução de 20% nas mortes em acidentes, relativo a 2012. A mesma estatística, levando em consideração a frota de veículos, apresenta uma diminuição de 27,33%. Quanto ao número de óbitos, os dados apontam uma redução maior. São 22%, e para cada dez mil veículos a diminuição proporcional é de 29,35%.
O número de acidentes não-fatais também apresentou redução. Nesse caso, foi de 26% a menos que o mesmo período do ano passado. O índice de acidentes com vítimas não-fatais para cada dez mil veículos registra uma baixa de 32,98%.
Segundo a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, os resultados positivos são reflexo das ações desenvolvidas pela autarquia nas áreas de educação, fiscalização e engenharia. “É bom ver que o nosso trabalho têm sido eficaz na segurança no trânsito. É um estimulo saber que as campanhas, a Operação Álcool Zero e todo o trabalho de educação de trânsito vêm surtindo efeito positivo”, declarou.
A estatística de acidentes de trânsito delibera as diretrizes para o trabalho preventivo. É feita por meio da contabilização das ocorrências em vias de circunscrição estadual não somente na capital, mas também no interior. Possui cinco sessões de análise, e para o efetivo fechamento dos dados é necessário o acompanhamento das vítimas nos 30 dias subsequentes.