Pesquisa analisa o trabalho das equipes de enfermagem nas unidades hospitalares

Avaliação mostra como são as tarefas dos profissionais de Saúde

 

palestrante.jpg
 

proficionais3.jpg

A pesquisa foi realizada com os trabalhadores do Hospital de Urgência Emergência de Rio Branco (Huerb), no período de 2008 a 2009 (Assessoria Sesacre)

Nesta terça-feira, 19, a professora e mestre em saúde pública,Suleima Pedrosa Vasconcelos apresentou uma palestra no auditório da Organização das Centaris de Atendimento (OCA) aos enfermeiros do Hospital de Urgência Emergência de Rio Branco (Huerb), com o público de 40 profissionais, entre técnicos e enfermeiros.

Com o tema “Avaliação da capacidade para o trabalho e fadiga entre trabalhadores de enfermagem”, a palestrante pôde diagnosticar os resultados dessa pesquisa que aponta as condições de saúde e problemas enfrentados no ambiente de trabalho que os profissionais vivenciam a cada dia.

Segundo a palestrante, a pesquisa foi realizada com os trabalhadores do Hospital de Urgência Emergência de Rio Branco (Huerb), no período de 2008 a 2009, por meio de um questionário abordando as condições de trabalho, estilo de vida e capacidade para o trabalho, e tem como objetivo analisar fatores que associam a capacidade inadequada para o trabalho e a percepção de alta fadiga entre os trabalhadores de enfermagem.

“Essa pesquisa visa obter dados sobre o desgaste e as tensões no dia-a-dia desses profissionais. A maioria dos trabalhadores que responderam o questionário apresentou perda da capacidade para o trabalho e níveis altos de fadiga. Assim, a intenção é desenvolver ações de promoção à saúde e prevenção de agravos para melhorar a qualidade de vida dos profissionais”, enfatiza Suleima.

A técnica em enfermagem Eliane Dourado comenta que “é bom a população saber o que se passa em nosso dia-a-dia, e a discussão sobre esse estudo realizado pela Suleima mostra que, na maioria das vezes, trabalhamos com carga horária excessiva para darmos conta das nossas demandas. Isso faz com que a gente não desfrute as horas vagas, não temos ânimo para o lazer nos dias de folga e preferimos dormir devido ao cansaço”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter