Pescadores artesanais serão beneficiados com mais de 700 kits de pesca

Colônia de Pescadores de Feijó possui mais de 400 pessoas associadas que sobrevivem da atividade pesqueira (Foto: Leônidas Badaró)
Colônia de Pescadores de Feijó agrega mais de 400 pessoas associadas que sobrevivem da atividade pesqueira (Foto: Leônidas Badaró)

O governo do Acre quer fortalecer e apoiar os pescadores que fazem da pesca artesanal em rios e lagos seu meio de subsistência. Para isso, há três dias uma equipe da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) percorre seis municípios do Estado, onde pescadores artesanais serão beneficiados com a doação de kits de pesca.

Os kits, frutos de uma parceria do governo estadual com o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, vão permitir que os pescadores acreanos tenham melhores condições de desenvolver a atividade pesqueira.

“Esse programa faz parte de uma determinação do governador Tião Viana para que criemos alternativas para melhorar as condições de trabalho dos pescadores artesanais espalhados pelo estado”, afirma Walace Batista, coordenador da cadeia produtiva do pescado da Seaprof.

Serão distribuídos 760 kits de pesca. São 440 compostos de uma embarcação de madeira, um motor de rabeta e utensílios para a pesca, como redes, malhadeiras, espinhéis, anzóis e uma geleira para o transporte dos peixes. Outros 320 kits serão compostos apenas dos materiais de pesca.

Simária Santos sustenta a família pescando no Rio Purus e nos lagos de Manoel Urbano (Foto: Leônidas Badaró)
Simária Santos sustenta a família pescando no Rio Purus e nos lagos de Manoel Urbano (Foto: Leônidas Badaró)

Serão beneficiados produtores de Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. São pessoas como Simária Santos. Moradora das margens do Rio Purus em Manoel Urbano, é da pesca que ela sustenta a família e mostra que a pesca artesanal não é território exclusivo dos homens. Por mês são mais de 300 quilos de peixes comercializados também em Sena Madureira.

“Quando não levo o meu irmão, pesco sozinha mesmo. Esse incentivo vai chegar é muito importante para que a gente tenha mais condições de pescar. Estou muito feliz e espero ser uma das pessoas que vai receber esses kits”, explica Simária.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter