A Perícia Oficial da Polícia Civil do Acre (PCAC), responsável por produzir as provas materiais de crimes por meios técnico-científicos utilizando as diversas áreas do conhecimento, como criminalística e medicina legal, alcançou em junho deste ano, um marco significativo, ao obter 100% de acerto em um ensaio de proficiência realizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A conquista reforça a competência dos peritos acreanos e o alto padrão de qualidade dos serviços prestados pela instituição.
O ensaio de proficiência é uma avaliação rigorosa conduzida pelo Inmetro, com o objetivo de verificar a habilidade e precisão dos profissionais envolvidos em análises laboratoriais. Por meio desse teste, o Inmetro avalia a capacidade dos peritos em seguir protocolos específicos, executar ensaios com rigor técnico, obter resultados confiáveis e garantir a qualidade dos serviços prestados.
Entre os meses de outubro de 2022 e junho de 2023, o Núcleo Pericial de Química e Toxicologia do Instituto de Análises Forenses (IAF) do Departamento de Polícia Técnico-Científica da PCAC participou da 2ª Rodada do Ensaio de Proficiência em Drogas, do Inmetro. Ao todo, 53 laboratórios do Brasil se inscreveram para participar do Ensaio de Proficiência (EP).
O EP teve como participantes os laboratórios forenses oficiais do Brasil, que realizam análises de drogas em amostras brutas. A participação no EP foi restrita a laboratórios de perícia da Polícia Federal, instituições de polícia técnico-científica estaduais e institutos de criminalística estaduais, bem como outros laboratórios de perícia oficial responsáveis pela análise de drogas.
O Inmetro foi o responsável pela preparação, envase, estudos de homogeneidade, estabilidade, caracterização e armazenamento dos itens de ensaio. Nas amostras enviadas ao Núcleo Pericial de Química e Toxicologia (IAF/DPTC), foram identificadas as substâncias MDMA, N-etilpentilona e clobenzorex.
De acordo com o delegado-geral da PCAC, Henrique Maciel, a conquista da Perícia Oficial do Acre é especialmente notável, considerando que o EP abrangeu diversas áreas de atuação.
“O resultado obtido ressalta o investimento em treinamento e capacitação dos profissionais da instituição, bem como a adoção de práticas laboratoriais de alta qualidade. Além disso, demonstra a dedicação e o comprometimento dos peritos acreanos em realizar seu trabalho com excelência e precisão”, declara.
Segundo o diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC), Sandro Martins, o reconhecimento do Inmetro reforça a confiança na Perícia Oficial do Acre e aumenta sua credibilidade perante a comunidade jurídica, órgãos de segurança pública e a população em geral.
“Essa conquista coloca a instituição em destaque no cenário nacional, evidenciando a importância de investimentos contínuos em infraestrutura, tecnologia e formação profissional. Estamos comprometidos em fornecer serviços de alta qualidade e contribuir com a justiça e a segurança do Acre”, reforça Martins.