O projeto “Travesía”, da performer paulista Talma Salém será realizado em Rio Branco no dia 23, sexta, às 10 horas, na Praça da Revolução. O trabalho tem a colaboração do coreógrafo americano Sherwood Chen. A performance transmídia é uma intervenção para espaços públicos.
“O trabalho proporciona a alteração do espaço-temporal por meio de uma movimentação instável e contínua. Chamo de um corpo quadrúpede, sem rosto, que avança lentamente buscando no horizonte do olhar para trás seu ponto de equilíbrio”, explica Talma Salem.
A intervenção foi criada dentro do projeto “Guerrilha Poética: cartografia dos sentidos”, contemplado pelo prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna 2012 e é fruto de um processo de imersão em uma sala de ensaio de um antigo hospital transformado no Instituto Cultural Mundo Novo, em São Paulo, após três semanas de convivência com 20 outros artistas.
“Um olhar para dentro. Um corpo que avança e traça só o seu caminho”, define a artista. O projeto é contemplado com o Prêmio Funarte de Artes de Rua, e tem o apoio cultural local do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).
O encontro laboratório
O projeto envolve também uma oficina, uma espécie de encontro laboratório, nos dias 23, 24 e 25 deste mês, na Usina de Arte, das 15 às 18 horas. As inscrições para a formação podem ser efetuadas pelo link https://goo.gl/forms/P5t8okzGYK
“O objetivo é encontrar criadores locais e compartilhar metodologia de criação relacionados à pesquisa”, diz Talma Salem, que propõe no encontro um espaço de experimentações ligadas à performance “T r a v e s í a”.
O laboratório se destina a artistas profissionais e amadores com interesse nas artes do corpo e na criação para o espaço público.