Pequenos negócios no ramal 03 do Projeto Santa Luzia ganham incentivo do Governo do Estado

Associações de produtores da região vão formar cooperativa

sepn_1.jpg
sepn4.jpg

Os kits a serem doados aos produtores da região no encerramento dessa primeira fase são 40 panelões com concha e escumadeira, 20 kits para escalada e 70 caixas de abelhas, todos eles relacionados com cursos já ministrados na região (Foto:Juracy Xangai e Flaviano Schneider)

Quatro associações de produtores do ramal 03 no Projeto Santa Luzia em Cruzeiro do Sul prepararam uma calorosa recepção ao governador Tião Viana neste final de semana, em data que marcava a entrega pelo governo de kits de incentivo aos pequenos negócios que começam a surgir na região. Infelizmente, em vista das condições meteorológicas, o avião não pode aterrissar no aeroporto de Cruzeiro do Sul e o governador não pode comparecer ao evento, tendo sido adiada a entrega por alguns dias.

Mesmo assim, vale registrar o ambiente festivo do encontro com presença de cerca de uma centena de produtores e do secretário de Articulação Institucional, José Fernandes do Rêgo, José Carlos Reis, da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) e o secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Torres, além de técnicos e gerentes da região do Juruá. Uma mesa montada no local estava repleta de produtos da região, um potencial que a SEPN, com apoio de outras secretarias do governo, está levantando e apoiando através de cursos e de doação de kits.

Os kits a serem doados aos produtores da região no encerramento dessa primeira fase são 40 panelões com concha e escumadeira, 20 kits para escalada e 70 caixas de abelhas, todos eles relacionados com cursos já ministrados na região. Desde fevereiro a SEPN já promoveu na região os cursos: ‘Criação de abelhas nativas sem ferrão’, ‘Boas Técnicas de Coleta de Oleaginosas’ e um curso demonstrativo de produção de fito-cosméticos e extração de óleo de buriti.

Cooperativismo é o caminho

Segundo o secretário dos Pequenos Negócios, sua secretaria vem desde fevereiro prospectando alternativas de renda na região e foi identificado um potencial forte no ramo de grãos, farinha, peixe e óleos da floresta. Ele comenta que agora vai iniciar um curso de cooperativismo visando organizar os produtores locais em forma de cooperativa. “Queremos fazer o alinhamento dessas riquezas e a cooperativa é a melhor forma de atingir esta meta com maior rapidez”.  

Também esteve presente ao evento o presidente da Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB), Valdemiro Rocha. A OCB é importante parceira do governo do Estado em seu afã de organizar os produtores em cooperativas tendo atuado no Juruá na formação da Cooperativa de Moveleiros e da Central de Cooperativas dos produtores de farinha.

Os presidentes das quatro associações que são a base da futura cooperativa também estiveram presentes, são eles: Benevenuto Miranda dos Santos, presidente da Associação União dos Ramais; João Oliveira de Miranda, presidente da Associação dos Pequenos Produtores da Comunidade São José; Antônio Bernardes de Lima, presidente da Associação do Ramal Lua Clara e Darci Mendes dos Santos, presidente da Sociedade Agrícola do Igarapé Branco. Todos dirigiram palavras à população presente e destacaram o volume de ações do governo do estado neste pouco tempo de mandato.

O presidente da Sociedade Agrícola do Igarapé Branco, Darci Mendes dos Santos, é um líder na região, onde habita há 30 anos. Ele agradeceu as conquistas já alcançadas, dentre elas destacando o asfaltamento de 15,6 quilômetros no ramal 03. Disse ainda que nestes 30 anos nunca tinha visto tanto interesse do governo pela região. “O Governo está falando a língua do povo e agradecemos por estar nos dando estas oportunidades”, disse.

Darci também apoia a criação da cooperativa: “Quem já conhece a cooperativa sabe a importância dela. É onde os trabalhadores passam a ser independentes e as linhas de crédito são mais favoráveis porque os agentes financeiros tem uma certa garantia”.

Seu colega Benevenuto dos Santos, presidente da União dos Ramais também é amplamente favorável à criação da cooperativa: “Os programas que virão pela cooperativa trarão crescimento para todos os moradores do Ramal 03”.

As ações do governo no ramal 03 abrangem outras áreas como aração e aplicação de calcário e envolvem as parcerias da Secretaria da Floresta (SEF), Deracre, Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Instituto Dom Moacir, Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap) e Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).  

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter