Peem investe em capacitação para professores

Aulas serão ministradas por uma equipe da Fundação Roberto Marinho

Com o objetivo de dar continuidade ao processo de qualificação dos docentes, a Secretaria de Estado de Educação (SEE), por meio da divisão de Ensino Médio, está promovendo de 9 a 13 deste mês uma capacitação para 45 professores do Programa Especial de Ensino Médio. Esse quarto módulo contará com a presença do ex-aluno e atual professor de filosofia Paulo Cavalcanti para uma palestra.

As aulas serão ministradas por uma equipe da Fundação Roberto Marinho, que em conjunto com os professores trabalhará várias atividades pedagógicas e metodologias, motivando-os a incorporar todos os conhecimentos adquiridos na sala de aula. O programa utiliza ainda os conhecimentos que o aluno já possui para incorporar novos e também habilidades que podem ser imediatamente transferidas para o contexto da vida social e da sua formação pessoal.  

De acordo com Maday Correa, coordenadora do programa, os resultados da capacitação sempre são observados na sala de aula, "É interessante resgatar a auto-estima dos alunos, motivá-los para o aprendizado, especialmente do turno da noite, trabalhadores que chegam à sala de aula cansados", declarou.

O Programa Especial de Ensino Médio (PEEM) tem uma metodologia inovadora que visa resgatar e transformar vidas e corrigir a distorção idade/série, recebendo alunos que tenham de 17 a 25 anos e queiram fazer o ensino médio em 18 meses.

Nessa etapa da formação, estão sendo trabalhadas as disciplinas de química, sociologia e o projeto de implementação do empreendendorismo. O técnico em educação da Fundação Roberto Marinho George Lima aposta que essa é uma oportunidade para os alunos entenderem a gestão de negócios ou se inserirem no mercado de trabalho. "A gente acredita que essas formações ajudam com a troca de experiências, fazendo com que o professor auxilie o aluno na escolha para o mercado de trabalho", ressaltou.

Para a professora Pabla Alexandre, a capacitação é importante para aprender novas técnicas e tornar o ensino do aluno mais alegre. "É uma forma de a gente estar se reciclando, tendo novos olhares para a educação, entendendo que há várias formas de ensinar o aluno", revelou.

Pensando em dar continuidade ao trabalho que está sendo desenvolvido neste quarto módulo, a equipe do PEEM prepara novos encontros para julho e agosto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter