Pedra fundamental do Polo Logístico de Rio Branco é lançada

Rede Araújo de supermercados será primeira empresa a iniciar construção de centro de distribuição no Polo Logístico (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Rede Araújo de Supermercados será primeira empresa a iniciar construção de centro de distribuição no Polo Logístico (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

 

Centralizar numa única área empresas que atuam no setor de distribuição de logística é a proposta principal do governo do Estado, ao criar o Polo de Logística de Rio Branco, que teve sua pedra fundamental lançada nesta quarta-feira, 2, na área onde será  situado o polo, ao lado da Cidade do Povo, no quilômetro 5 da BR-364.  Empresários e o governador Tião Viana participaram do ato, que marca um passo importante para o empreendimento.

Adem Araújo, gestor da Rede Araújo de Supermercados, anunciou que sua empresa será a primeira a construir suas instalações no Polo Logístico. No local será erguido o Centro de Distribuição de Logística da rede.

“A intenção desse centro de distribuição é que possamos atender Rondônia com a distribuição daqui. Será um centro de 10 mil metros quadrados verticalizado. O armazenamento será empilhado, com capacidade para sete mil toneladas não perecíveis e 1.100 toneladas perecíveis. Será um centro com capacidade de atender duas vezes e meia mais que a nossa capacidade atual. A gente crê que o Estado vai melhorar com isso”, detalha.

O empresário Adem Araújo ressalta que o fato de ter um centro unificado beneficia todas as empresas que estarão instaladas no local e vai gerar economia em ações nas áreas de segurança e infraestrutura.

Mais empresas interessadas

A Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), chefiada por Edvaldo Magalhães, foi a responsável pela execução do projeto na parte que cabe ao governo do Estado. Magalhães ressalta que o governo investe R$ 15 milhões e na contrapartida os empresários investem R$ 142 milhões.

“A Copal [Comissão da Política de Incentivo às Atividades Comerciais e de Logística de Distribuição do Estado do Acre] recebeu proposta de 28 empresas interessadas em se instalar nesse polo logístico. Dessas, 17 já estão com as escrituras prontas e as 11 restantes devem ter o processo encaminhado nas próximas reuniões da entidade”, disse Magalhães.

De acordo com o secretário, o empreendimento está estrategicamente localizado ao lado da Cidade do Povo, pensando na facilidade de acesso à mão de obra para atuar nas empresas ali instaladas, tendo em vista que no novo bairro construído pelo governo do Estado, com apoio do governo federal, haverá cerca de 60 mil moradores, quando for concluída a entrega das casas.

União que traz resultados

O governador Tião Viana declarou que o governo do Acre tem confiança na capacidade e no trabalho do empresariado local, e por isso preocupou-se em viabilizar uma infraestrutura adequada para que todos possam se instalar e ter mais agilidade e qualidade no trabalho que executam.

“A infraestrutura ao desenvolvimento é um fator essencial. É preciso que haja uma união madura entre setor público e privado. Com cada um fazendo a sua parte, o resultado é esse. Quem ganha aqui são a população e o ambiente econômico e social do Acre. Aqui teremos empregos, organização da cidade, facilidade no andamento da economia e segurança para o setor empresarial, que é nosso maior gerador de empregos”, concluiu Tião Viana.