Com um estilo rústico, os móveis e utensílios em madeira expostos no estande do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) têm chamado a atenção dos cruzeirenses. As peças são fabricadas por detentos, na marcenaria da Unidade Penitenciária de Cruzeiro do Sul, e vão desde pequenos objetos como tábuas de cortar carne, luminárias e suportes, até bancos, mesas e cadeiras.
Élves Barros, diretor do Presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do sul, conta que o trabalho de marcenaria no presídio já existe há muitos anos, desde quando o local era uma colônia penal e tem sido um grande aliado para ressocialização do preso: “É um trabalho que tem dado muito certo e a gente vê zelo em tudo. Muitas vezes eles começam o trabalho pelo direito da remissão de pena, mas acabam se identificando, gostando e evoluindo na fabricação das peças. E o resultado a gente pode ver aqui hoje: tudo feito com muito capricho e qualidade”.
O diretor diz, ainda, que, além de ressocializar o preso, o Sistema Penitenciário também tem ganhado muito, pois os recursos adquiridos com a venda das peças são investidos na manutenção da própria unidade, e ter a oportunidade de mostrar para a população um pouco deste trabalho é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para divulgar as boas práticas do sistema.
Francisca Souza foi uma das pessoas que visitou o estande e pôde conhecer um pouco do trabalho de marcenaria desenvolvido com os detentos. Ela disse que ficou impressionada com o que viu. “É tudo muito lindo e bem feito. Se eu pudesse, levaria uma peça de cada. Meu sonho é ter lá em casa um banco desse. Dura muito e é lindo. Vocês estão de parabéns”, elogiou a visitante.
Quem também visitou o estande do Iapen e pôde conferir de perto a exposição das peças foi o governador Gladson Cameli. Ele observou atentamente cada espaço, cada peça montada no local e parabenizou a todos os presentes pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no sistema penitenciário.
O presidente do Iapen, delegado de Polícia Civil Marcos Frank Costa, disse que se sente muito feliz em ver o resultado de um trabalho feito por muitas mãos. “O Sistema Penitenciário conta com profissionais comprometidos, com projetos que já são exemplos em outros estados, e o que a gente pode ver aqui hoje é um pouco do resultado de todo esse comprometimento. Eu estou muito feliz com esse resultado”, finalizou o presidente.