Pé Diabético do HC atende pacientes também de outros países

O ambulatório de Pé Diabético do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco é referência no tratamento da doença entre os estados e países que fazem fronteira com o Acre. Dentre eles estão Rondônia, Amazonas, Peru e Bolívia. Cerca de mil atendimentos são realizados por mês.

Pé Diabético realiza mil atendimentos por mês (Foto: Assessoria Sesacre)
Pé Diabético realiza mil atendimentos por mês (Foto: Assessoria Sesacre)

O setor foi criado em 2001 com o intuito de atender pacientes portadores de diabetes mellitus, que ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma úlcera (ferida). “Para nós é um ganho que o ambulatório do Pé Diabético seja um referencial, pois reflete o esforço da nossa gestão, além de dar uma boa representatividade ao HC e ao governo do Estado”, conta a enfermeira assistencial do Pé Diabético Ana Cláudia França.

“Hoje, não atendemos apenas pacientes portadores da diabete mellitus, mas também pacientes com úlceras motivadas por outras doenças. Já tratamos de doenças que não conseguiram tratar em nenhum outro lugar, só aqui. Já recuperamos lesões de até 35 anos. Isso acontece pela seriedade e respeito com que realizamos nosso trabalho”, relata Ana Cláudia.

Curativos, tratamentos com medicamentos, teste de glicemia e teste de sensibilidade são alguns dos atendimentos que o setor oferece. “A medicina ainda não descobriu a cura para o diabetes. Consequentemente, para as ramificações da doença também não. Mas há três anos adquirimos um novo tipo de curativo, que permite ao paciente ficar até sete dias sem trocá-lo. Essa mudança contribuiu para a melhoria do tratamento e temos tido mais eficácia no combate às úlceras”, comemora a enfermeira.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest