Programa está investindo cerca de R$ 30 milhões em 116 vias de 30 bairros da capital. Desafio de avançar mais continua
Há alguns anos, o trapiche era a via que os moradores da rua 9 de Julho, no bairro Boa Vista, dispunham para chegar em casa. Hoje, a rua está totalmente asfaltada através do Programa de Pavimentação de Vias Secundárias, mantido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), em parceria com a prefeitura de Rio Branco. A meta é asfaltar 41 quilômetros de ruas em 30 bairros até o final. No total, 116 vias estarão pavimentadas, o que demandou a implantação de 15 frentes de serviço e investimentos de R$ 30 milhões, com a geração de cerca de 500 empregos diretos. As obras foram visitadas nesta quinta-feira, 26, pelo governador Binho Marques.
A 9 de Julho está incluída no lote 3 do programa, onde estão sendo aplicados mais de R$ 5,2 milhões nos bairros Plácido de Castro, Bahia Velha, Sobral, João Eduardo II, Ayrton Sena e Boa Vista, na Sobral. As ruas pavimentadas conferem qualidade de vida à comunidade, além de valorizar o imóvel. O desafio, no entanto, continua. “É algo que não vai parar por aqui”, disse o governador, referindo-se à demanda que falta ser suprida. “Estamos vendo uma das obras mais importantes deste governo, cujo valor é maior que o investido, por exemplo, na 4ª ponte do rio Acre.”
Tudo vem sendo discutido com a população local. A prefeitura reúne os moradores, e as lideranças da comunidade em comum acordo definem quais ruas são prioridade. Na região da Sobral, o programa vem implantando mais de 500 metros de rede de drenagem. Até pouco tempo, a grande parte da malha viária da capital não possuía captação de águas pluviais e coleta de esgoto, mas essa realidade muda gradativamente. Até o fim do ano, 70% do esgoto produzido em Rio Branco será coletado e tratado. Binho Marques mantém um importante acordo de cooperação com o prefeito Raimundo Angelim para ampliar e aprofundar a intervenção pública nas regionais da capital. No fim desta etapa, Rio Branco terá 41 quilômetros de ruas asfaltadas pelo sistema de tratamento superficial duplo (TSD) e cimento asfáltico de petróleo (CAP) – este aplicado nas vias maiores e de maior fluxo de veículos e pessoas.
A partir da década de 1970, milhares de acreanos deixaram de viver na floresta para morar nas cidades maiores, especialmente Rio Branco. O fenômeno favoreceu as ocupações desordenadas e muitas famílias passaram a morar em condições precárias. Nos últimos anos, governo e prefeitura vêm realizando obras e ações que estão transformando essa realidade. Pela parceria, o Deracre executa a terraplanagem e fornece os insumos, e a Empresa Municipal de Urbanismo de Rio Branco (Emurb) aplica o TSD.
As melhorias estão cada vez mais próximas das pessoas através de diferentes ações e programas. Em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira, existem as Zonas de Atendimento Prioritário (ZAPs) urbanas, que atendem milhares de pessoas com infraestrutura viária, saneamento básico e conceitos de justiça e cidadania. As obras das ZAPs contemplam vários bairros. Acompanhado do presidente do Deracre, gestores públicos e lideranças comunitárias, o governador percorreu também a Rua Adalcides Galo, no bairro Plácido de Castro, via que tem 545 metros de extensão e largura de 6,5 metros.
Ações começaram há muito tempo e seguirão avançando
Assim sendo, Governo e Prefeitura vão superando as dificuldades e, na medida em que os recursos permitem, seguem implantando obras de interesse social nas comunidades. "Este é um trabalho que começou com Jorge Viana e eu tenho certeza de que o futuro governador dará continuidade", declarou Binho Marques. Com a redução da necessidade de investimentos nas rodovias, fica mais fácil trabalhar na melhoria de ruas e avenidas. Na visita à Sobral, o governador cumprimentou e atendeu a moradores que reivindicam ações nas ruas onde vivem. O governador deixou claro que não faz promessas e anunciou que iria avaliar o que seria possível fazer para minimizar os problemas apontados.
A presidente da Associação de Moradores do Bairro Boa Vista, Janete Castro Figueiredo, disse que a comunidade está efetivamente satisfeita com as obras e que confiam que novas ruas serão pavimentadas e melhoradas. "Temos de agradecer pelo esforço do governador e da Prefeitura pelo que já vem sendo feito", afirmou Janete.
Melhorias estão em todos os municípios
Os exemplos de infraestrutura urbana estão por toda parte: Cruzeiro do Sul, Assis Brasil, Rio Branco, Capixaba, Senador Guiomard, Mâncio Lima e muito mais. São mudanças que vêm ocorrendo de forma gradual e sistemática, colocando fim às ruas estreitas e esburacadas de Rio Branco e outras cidades.
Capixaba, por exemplo, que era um município acanhado, hoje possui obras de alta qualidade técnica e estética, como a Avenida Edmundo Pinto, que é a BR 364 no trecho urbano de Capixaba. As ruas Doutor Batista de Morais e Pio Nazário, duas das mais importantes vias de Xapuri, foram revitalizadas e sua pavimentação feita com tijolos produzidos no município. Essas vias possibilitam o melhor acesso à Casa de Chico Mendes e à Fundação Chico Mendes.
O Pacto pelo Desenvolvimento Social dos Municípios (Pró-Município) levou centenas de obras paras as cidades, tornando-as muito mais bonitas e de melhor qualidade de vida. São mais de R$ 150 milhões em investimentos. Em todas as cidades há alguma obra do Governo melhorando as vias. Além da qualidade de vida, o Pró-Municipio traz algo que é muito importante: a geração de emprego e renda. Em todos esses lugares têm empresas acreanas abrindo oportunidade de trabalho para pessoas da comunidade. "Estamos trabalhando intensamente para levar qualidade de vida à população", disse o presidente do Deracre, Marcos Alexandre.
O Governo do Estado está presente nos 22 municípios construindo casas, abrindo ruas, implantando infraestrutura. No primeiro ano do Pró-Municipio, a parceria que foi realizada chegou a um montante de quase R$ 100 milhões. Os recursos garantem também investimentos em ramais, educação, saúde e projetos de inclusão sócio-produtivos.
Rio Branco se moderniza
As obras do Complexo Viário da 4ª Ponte – Avenida Amadeo Barbosa integram a ponte de 290 metros de extensão, a avenida de 4,5 quilômetros e 1,5 quilômetro de ruas de acesso ao complexo, além de galeria, calçada, ciclovia e parque urbanizado. No total, estão sendo investidos pelo Governo do Estado, cerca de R$ 60 milhões em recursos do Tesouro Estadual e do BNDES, com apoio da Prefeitura de Rio Branco. A duplicação da rua Pernambuco, que tem 670 metros, previu a construção de duas faixas de rolamento, ciclovia e calçadas com investimento de R$ 3,2 milhões em obras. Em todo o Acre já foram investidos mais de R$ 50 milhões em vias urbanas – entre duplicações e urbanizações.
A terceira fase das obras de duplicação e urbanização da Avenida Ceará, iniciada e concluída no governo de Binho Marques, contemplou a urbanização integral de 720 metros da Ceará, desde o Parque da Maternidade até a Rua Floriano Peixoto, e custa cerca de R$ 4 milhões. O Deracre implantou dois espaços de convivência. Ambos são localizados nas proximidades da Sorveteria Pinguim e possuem áreas que somadas chegam a 2,11 metros quadrados. Mangueiras, palmeiras – e entre elas de açaí e ouricuri – foram mantidas e aproveitadas pelo projeto arquitetônico. Além delas, uma árvore de mulateiro foi preservada na Ceará e vários pés de manga não foram abatidos e trouxeram um charme à rua Pernambuco, inaugurada há algumas semanas pelo governador.
Na Avenida Nações Unidas as obras do Governo do Estado com recursos dos BNDES envolveram, além do Centro Comercial Paulo Dantas, a urbanização com ciclovia, calçadas e sinalização. Foram no total 670 metros de profunda intervenção em uma das vias mais importantes para o trânsito de Rio Branco. Região de grande fluxo de veículos, o Deracre construiu baias de estacionamento ao longo de 500 metros. A obra custou R$ 3.661.697,90.
Eles aprovam
Irlana Carrilho mora há onze anos na rua 2 de Julho, no bairro Plácido de Castro, e já viveu situações complicadas durante o inverno. Esburacada e lameada, sair de casa era um transtorno. Com o asfalto, tudo mudou. "Agora está muito bom porque as crianças não precisam colocar sacolinhas nos pés para ir à escola", disse.
Para o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Plácido de Castro, Manoel Dias da Silva, a melhoria dos acessos mais importantes era um sonho antigo da comunidade. "O bairro está cada vez melhor e vai continuar assim, caminhando para frente, tenho certeza", disse.